Hoje voltamos com mais um dia recheado de moda nacional e com alguns dos seus principais nomes e as suas propostas para a próxima estação fria. As propostas são muitas e variadas e combinam desde a moda mais acessível a alguns dos nomes mais exclusivos da moda portuguesa.
O primeiro a mostrar a sua coleção foi o criador portuense Nuno Baltazar. com uma coleção inspirada no fenómeno dos refugiados, o criador apresentou uma coleção dura, austera, quase minimal e ligeiramente desconcertante. É uma coleção de alto impacto, que na apresentação ao vivo passou atrás de uma vedação de ferro, criando ainda um elemento opressor adicional a quem a viu ao vivo (e que se reflecte também nas fotografias.
Mas Nuno Baltazar marcou também o dia, com outro momento. Após o seu desfile, e a propósito do mesmo, anunciou formalmente que este é o seu último desfile no Portugal Fashion. Aproveitando para esclarecer que a marca vai continuar e que vai continuar a produzir coleções, Nuno Baltazar esclareceu que está na altura de deixar esta plataforma de desfiles. A notícia tomou a Alfândega do Porto de assalto e foi um balde de água fria que foi revelado nesse mesmo dia do seu desfile, marcando assim com estrondo esta sua apresentação de coleção.
Mas se Nuno Baltazar se inspirou num fenómeno político internacional, a marca Mean inspirou-se nos muito tradicionais, alegres e portugueses Caretos para a sua coleção de outono Inverno. Quer em cores, quer em formas esta coleção da Mean foi interessante e muito pop.
Formatos simples, desconstruídos com folhos ou cortes, misturas de cores garridas mas compostas, padrões tradicionais, usados de forma contemporânea foi o que invadiu a passerelle do Portugal Fashion, numa proposta bem alegre, simples, mas eficaz.
Mas se a fantasia dos caretos foi a inspiração da Mean, fantasia também foi o que não faltou ao desfile de Micaela Oliveira. Esta criadora, nesta coleção apresentou apenas vestidos de cerimónia que cruzam fantasia e sonho, num estilo muito próprio e característico da própria.
Tules, cores pastel, brancos e pretos, folhos e muitos vestidos foi o que se viu no desfile de Micaela Oliveira. Este teve ainda a curiosidade de apresentar também uma cápsula para meninas e para as suas festas, vestindo-as de autênticas princesas, que pelas caras das próprias miúdas/manequins, devia ser como elas se sentiam ao passarem na passerelle com tais vestidos!
Outro dos desfiles que marcou o dia foi o da dupla de Manuel Alves e José Manuel Gonçalves. Estes criadores são dos maiores nomes da moda em Portugal e, neste desfile, percebeu-se porquê. Classe e irreverência misturaram-se numa coleção que serenamente surpreendeu e deslumbrou quem assistiu a este desfile.
Com materiais de uma qualidade incrível, uma mestria de confeção assinalável e uma sofisticação única, os "Maneis" mostraram que reinventam-se e encantam a cada seis meses. Formas clássicas desconstruiram-se e criaram looks numa linguagem contemporânea e pertinente. As peças destes criadores são autênticas peças intemporais, mas absolutamente actuais. Foi uma lição de moda este desfile, que explica como se faz moda, como se molda materiais e formas e como se perdura já fazendo parte da identidade da moda made in Portugal.
A encerrar o dia chegou a vez de Luis Onofre. Este mestre do calçado português, apresentou uma coleção que surpreendeu com a sua aposta em botas. Sim no próximo Outono Inverno, a proposta de Luis Onofre para a mulher centra-se no formato bota, nas suas mais incríveis e variadas variações. Sem deixar a sua imagem de marca - o Luxo e a Qualidade - este criador apresentou uma coleção bastante completa de botas, que vem trazer este formato de sapato feminino, que muitas vezes fica remetido a um segundo plano, de novo para a ribalta, com toda a sua elegância e diversidade.
Foi um encerramento de dia interessante com este desfile de Luis Onofre, deixando todos satisfeitos com as excelentes propostas de moda que foram hoje apresentadas no Portugal Fashion. O dia de ontem foi bastante diverso, e teve propostas interessantes, mas ainda falta o dia de hoje, por isso, nós vamos, mas voltamos amanhã, com tudo o que vamos ver nas passerelles da Alfândega do Porto neste último dia do Pórtugal Fashion.
0 Reality Comments:
Enviar um comentário