AND THE PRITZKER 2019 GOES TO THE EMPEROR... ARATA ISOZAKI


O Pritzker 2019 acaba de ser revelado e foi atribuído a um dos nomes maiores da arquitectura japonesa: Arata Isozaki.

Aos 87 anos, este que é considerado um dos pais da arquitectura japonesa contemporânea, acaba de ganhar aquele que é considerado como o prémio "Nobel" da arquitectura. Este incontornável arquitecto nipónico vê assim a sua carreira finalmente reconhecida ao mais alto nível.



Autor de obras tão emblemáticas quanto singulares, como o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (1986), o Palau de San Jordi (1992), Casa do Home (1995) Nara Centennial Hall (1999) o Qatar National Convention Center (2013) ou a Torre Allianz em Milão (2015), este prémio vem dar o prémio máximo a um autor de obras com uma interpretação de influências ocidentais no seu traço, por excelência, nipónico.

Arata Isozaki junta-se assim a nomes como Kenzo Tange (1987), Fumihiko Maki (1993), Tadao Ando (1995), a dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2010), Toyo Ito (2013) e Shigeru Ban (2014), que fazem do Japão um dos países com mais Prémios Pritzker do mundo.



Este é um prémio merecido, aplaudido e incontestável, que todo o mundo da arquitectura unanimemente aprova e que só comprova a influência e importância de toda uma vida dedicada à arquitectura, tornando-o no incontestável "Imperador" da arquitectura nipónica contemporânea.

Esta escolha do Pritzker é verdadeiramente de aplaudir!




0 Reality Comments: