A NOVA PRAÇA DE ESPANHA


A requalificação da Praça de Espanha é uma das grandes obras que vai mudar a cidade de Lisboa nos próximos anos.

Da autoria do atelier de arquitetura paisagista português NPK, este projeto vai criar no actual nó rodoviário, um espaço verde com uma área superior a 5 hectares, que vai cozer um território que vai desde o jardim da Fundação Caloustre Gulbenkian até à rua Basílio Teles, criando assim um contínuo verde significativo e que vai cozer vários tecidos urbanos da zona.




Com este projecto vai desaparecer um nó rodoviário e vão surgir as continuações das ruas que afluem a este espaço urbano. Mas vai também criar-se uma ponte pedonal que vai ligar o a Rua António Augusto de Aguiar e o Jardim da Fundação Caloustre Gulbenkian ao metro da Praça de Espanha. Mas a grande novidade vai ser o ressurgimento e recuperação da antiga Ribeira do Rego, que deixou de correr a céu aberto há mais de um século, mas que com este projeto volta a ver a luz do dia, criando assim uma praça da água no centro deste novo espaço verde da cidade.

É um projeto interessante que coze o tecido urbano com natureza sem medo de transformar, para um futuro mais verde e mais eco-consciente, que cria novas acessibilidades pedonais e recupera naturezas perdidas no passado. Bom projeto este para uma Lisboa de (um não muito distante) Futuro!




0 Reality Comments: