UMA CASA DE TURISTAS NO PORTO


É uma tendência muito grande nas cidades portuguesas: a recuperação de prédios de habitação nos centros históricos para apartamentos de short renting a turistas. Um desses bons exemplos é a ESQVTA luxury housing. A sigla complicada é bem exemplificativa da qualidade de projeto e quer dizer "eu.sei.que.vou.te.amar".

O autor da marca de design homónima - o Vitor Almeida - é agora o arquiteto por trás desta obra, que em parceria com o atelier brasileiro Yamagata Arquitetura, fizeram de um prédio de habitação normal (onde já se situavam os escritórios da marca de design e o respetivo showroom) um espaço muito especial.





Com referências nipónicas (origem de uma das sócias do atelier de arquitetura parceiro), o minimalismo e a funcionalidade são elementos essenciais na análise desta obra, mas também a sucessões cromáticas de tom sobre tom, que aqui se destacam conjugando de forma global pavimentos e tetos, materiais diferentes que se encontram na cor e criam uma unidade inesperada e surpreendente.

É uma obra de arquitetura simples, mas muito eficiente e inteligente, que cria mesmo uma casa para turistas, em pleno centro da cidade do Porto!







Fotos: Ricardo Alves

0 Reality Comments: