O CUBO DE KAAN


O atelier holandês de arquitetura Kaan Architecten acaba de inaugurar mais uma obra icónica: o Cube. O novo edifício, que serve de centro de estudo para os estudantes da Universidade de Tilburg caracteriza-se pela sua forma absolutamente cúbica, mas esta simplicidade encerra em si uma complexidade conceptual e arquitetónica bastante grande.

A principal característica deste edifício é a sua transparência e grandiosidade espacial. Esta sensação não é devida às suas proporções, mas antes ao uso intensivo do vidro e da iluminação natural, que criam uma fluidez espacial entre espaços única e propositada. É que como centro de estudos para os alunos, este tem de parecer sempre ocupado, mas nunca cheio. Assim ao criar um espaço central para o estudo, rodeado de pátios (com paredes de vidro que permitem ver o edifício de um lado ao outro), ou de auditórios (também eles todos em vidro), a sensação de encerramento e portanto de ocupação do espaço diminui.




Outro dos truques arquitetónicos desta obra foi a simplicidade e o minimalismo das soluções cromáticas e dos materiais, pois tendo de servir várias gerações de alunos, no presente e para o futuro, e estando o ensino (e por consequência o estudo) numa constante e rápida evolução tecnológica, os arquitetos quiseram que este edifício fosse uma permanente tela em branco onde tudo pode acontecer e nada se vai impor ou permanecer.

É uma obra inteligente esta, que trazemos hoje aqui - o Cubo de Kaan!







Fotos: Sebastian van Damme e Simone Bossi

0 Reality Comments: