MODALISBOA MULTIPLEX EM DIRETO - DIA 3






NUNO GAMA

Porto Graal

Em 1434, esta minúscula nação encurralada entre o Atlântico e a Ibéria atirou-se ao mar numa maravilhosa migração de tolerância que mudou o mundo e a humanidade para todo o sempre.

Esta é a herança que sabiamente temos compartilhado de forma a dilatar a consciência comum e a enaltecer a vida em todo o seu esplendor.

O mar continua repleto de monstros marinhos mas a aventura humana não pára e o espaço que nos “divide” já não se resume ao umbigo, à nossa rua ou cidade. Porque apesar das diferenças/diferendos, deuses ou tragédias, encontramo-nos cada vez mais numa multidisciplinar redescoberta que nos fala à alma do coração da génese humana.

Que nunca cesse essa renovação intemporal, de à mesa, saborearmos o Mundo, porque depois disso já só nos restarão as abelhas.

O estilo joga-se a partir da sobreposição de multi referências provenientes das recordações de Viagens, Conceitos, Formas, Acabamentos ou Materiais por sua vez, cada vez mais nobres, mais inteligentes, mas também na eterna beleza do feito à mão. Dividido entre um regresso ao vestuário formal e uma atitude mais cool para com o self comfort, recriando assim novos looks, geograficamente ilimitados por seres enriquecidos de intermináveis experiências partilhadas neste novo tempo do Mundo.

Com esta alteração climática assistimos ao regresso absoluto do calção à cidade, às nossas vidas, em todas as peças e atitudes.

Amanhecemos com uma silenciosa alvorada de bicolores frescos, de Cinzas, Beges, Kakis e Azuis, que com a chegada do calor se enchem de força e vigor em contraste com o Turquesa, o Petróleo, e o Ameixa, realçados pelo fresco do Amarelo Limão. Tudo isto sem perdermos de vista gráficos objetivos de Pretos & Branco evidenciados pela eterna beleza de Vermelho Crisântemo.

Este ano comemoramos 25 anos de Marca Nuno Gama, com uma loja nova no Chiado e com mais uma coleção com viagem marcada na máquina do tempo da cultura Portuguesa, no Museu de Arte Antiga onde temos hora marcada com os “meus” painéis de S.Vicente.






AWAYTOMARS

Drawn by Light

Coleção cocriada por 809 designers.

A luz, agente natural que estimula a visão e permite que tudo se torne visível. Inicialmente, explorámos como a luz reflete e refrata superfícies como os diamantes, que traduzimos numa linha de padrões digitais. Durante o processo de cocriação da coleção, o coletivo AWAYTOMARS sugeriu que fosse analisada a história da filmografia e as formas como as imagens podem ser documentadas através da luz.

As primeiras origens do cinema e a introdução da cor no século XIX tiveram grande influência na coleção. Esta época foi um marco para o uso de cor no cinema, quando os filmes mudos exploraram pela primeira vez o uso da cor através do delicado processo de pintar à mão os slides um a um, muitas vezes usando um conjunto explosivo de corantes.

As cores selecionadas são fortemente inspiradas nos primeiros desenvolvimentos de corantes de anilina sintéticos, como o corante roxo Mauveine criado pelo químico britânico William Henry Perkin, em 1856.

Com os novos avanços técnicos na indústria de impressão têxtil, usamos métodos sustentáveis de impressão digital para repensar esse período de descoberta da cor numa coleção de verão coesa e forte.





CONSTANÇA ENTRUDO

Connections

São as perguntas que despertam a criatividade de Constança Entrudo e que abrem espaço para novas possibilidades. Partindo da ideia de que ‘uma pergunta é uma resposta mas uma resposta não é uma pergunta’, esta coleção absorve-nos para um universo estético e criativo em que a moda toca os limites da arte através de um conceito que também nos leva a fazer perguntas.

O seu trabalho quer desafiar códigos pré-estabelecidos (e que representam a moda de agora) através de experiências de paródia, humor e inversão, sempre com um elemento de performance.

A coleção não tem género, é para homens e mulheres, e todas as peças estão ligadas de alguma forma. Unem-se através de botões (uma colaboração com a joalheira Colomb D’Humieres) feitos de materiais diversos, encontrados em lugares diferentes. É este elo de ligação que junta as peças e a sua desconstrução que abre a possibilidade de as vestirmos de diferentes formas, como se a coleção fosse um puzzle.

Estas colaborações também são uma parte fundamental da coleção e do trabalho de Constança Entrudo. Mais do que intervenções na coleção, as colaborações com outros designers e artistas recuperam a importância das ligações entre pessoas com diferentes referências, culturas, influências.

O elemento de desconstrução é evidente no desfile através da performance - à medida que os coordenados se transformam, tudo se transforma com eles.





ALEXANDRA MOURA

Heirloom

Com “Heirloom” reforçam-se as heranças de uma infância cheia de referências, da menina da cidade que vai de férias para a casa da avó na Aldeia.

A coleção Alexandra Moura para a próxima primavera/verão reforça a história da designer na sua infância, um recordar das férias na aldeia em Trás-os-Montes, junto à fronteira - Vila Verde da Raia. Lembranças da casa da Avó Amélia e do Avô Delfim, a magia das divisões imaculadas, limpas e bem arranjadas, sempre à espera que alguma visita surgisse, as vestes para o dia da Festa da Aldeia e a sua procissão num domingo claro. O encontro de contrastes na vida da Designer enquanto menina da cidade que exaltava de alegria em ir para a aldeia.

É também daqui que muitas das suas lembranças vêm, lembranças ao nível sensitivo, os cheiros, os paladares, a ida à taberna beber o sumo com gosto a carica que tanto a deliciava, o sabor do milho, o cheiro do sabonete das mãos, o aroma do café etc…

Para o desenvolvimento dos padrões, as lembranças de quadros florais a remeter ao Impressionismo que povoavam as paredes da sala. Também serviram de fortes alicerces para o desenvolvimento destes grafismos e da própria coleção, a diversidade de pratos florais pintados à mão, onde uns mais elegantes se misturam com outros mais kitsch, as jarras que acolhiam orgulhosamente as flores em tecido e plástico com cores vibrantes, a mistura das carpetes com os brocados florais dos sofás, a colcha de cetim da cama que contrasta com os folhos e os laços dos cortinados fazendo do quarto uma divisão santa e íntima.

Um outro ponto do conceito são as referências às roupas dos avós, que como pessoas do campo se enfeitavam para o domingo ou para comemorar a festa da Aldeia com os anjos a desfilar na procissão ao redor do Andor.

Os materiais presentes são o tule delicado com bordado apelidado de “Resplendor”, jacquard floral, denim e algodão estabelecendo assim uma ponte entre o clássico e o contemporâneo.

O uso na coleção do tweed em tons retro, e da viscose floral num preto total, revela uma conexão intimista entre a designer e os avós que lhe trazem como recordação as peças nestes materiais.

Relativamente às formas e detalhes das peças, o passado e o presente, a cidade e o campo, são representados em “colagem” lado a lado. Influências de uma vertente clássica e tradicional em contraposto com a relação entre peças oversized/sportswear feeling das roupas de quem vem da cidade.

Finalmente, inspirada no sucesso das últimas estações, Alexandra Moura reintroduz os trench-coats e vestidos oversized e colabora, pela quarta vez, com a marca portuguesa Duffy Sport, no desenvolvimento de Puffer Jackets e acessórios. Outra nova parceria surge nesta coleção, com a marca Portuguesa de calçado com a EXCEED Shoe Thinkers, onde se reforçam os conceitos do sport e do tradicional exemplarmente bem confecionado em unissexo.

“Heirloom” é isto tudo, a herança e as sementes que todos trazemos dentro de nós.





CIA MARÍTIMA

Passaporte Carimbado

A coleção Cia. Marítima de verão 2019, intitulada Passaporte Carimbado, procura referências em cidades à volta do mundo. Elementos de diversas culturas, de leste a oeste, são as grandes inspirações para a estação.

As peças refletem as características mais marcantes de cada lugar, com uma paleta de cores fortes e estampagens icónicas, criando, assim, uma coleção contemporânea para a estação mais quente do ano.

Brasil, Flórida, Capetown, Hawai, Rio de Janeiro, Tokyo e Mykonos são os nomes das cidades usadas nas estampagens. A paleta de cores inclui tons como azul marinho, que aparece no fundo das estampagens, branco, areia, amarelo, verde, rosa, e o vermelho mais fechado, uma das apostas para a coleção. Os nós aparecem como detalhes e também para compor os prints.

As novidades são o tringle biquíni, o fato de banho com decote nas costas mais cavado inspirado nos anos 90, o novo modelo de biquíni cup e a tanga dupla face.

A coleção diferencia-se pelas modelagens, cores e estampagens pensadas para combinarem entre si, tanto nas peças de moda, como no beachwear. Os bodies e biquínis, que fazem parte do DNA da grife, são as peças fortes da estação.

As peças de linho, viscose, alfaiataria e tricô são apresentadas em versões de diferentes texturas, modelagens fluidas, vestidos, macacões, saias e calças.





PATRICK DE PÁDUA

She

Preto - elegância
Branco - pureza
Vermelho - atracão
Amarelo - energia
Roxo - ambição
Laranja - alegria
Azul - confiança

A paleta de cores centra-se nos clássicos da marca, preto e branco, trazendo nesta coleção amarelo, azul, vermelho, laranja e roxo para reforçar o conceito.

Silhuetas estrategicamente desconstruídas entre o justo e o oversized, sobreposições de materiais, num assumido o ADN streetwear / sportswear.





ALEKSANDAR PROTIC

Heróis das novas gerações das metrópoles brasileiras, futuro, liberdade, renascença.





RICARDO ANDREZ

Provocando uma onda de pânico, semelhante às crenças ‘fim do mundo’, o bug do milénio apresentou-se como algo inofensivo, estimulante e apocalíptico.





LUÍS CARVALHO

Cherry

A próxima estação quente tem como principal inspiração as cerejas, que se destacarão de uma forma mais direta e ao mesmo tempo abstrata. Essa inspiração traduz-se em vários estampados e na utilização da sua silhueta enquanto forma de construção de alguns dos moldes e detalhes da coleção.

As cerejeiras trazem-nos o segundo ponto principal de inspiração, o lado mais oriental, fazendo-se denotar em algumas das silhuetas presentes.

As silhuetas dividem-se entre fluidas e estruturadas, variando entre looks micro/XL e reto/oversize.

As cores predominantes são os vermelhos, azul céu e verdes secos em materiais como tafetá, crepes e cetins de seda.

Silhueta
Micro, XL, fluida/estruturada, reta, oversize.

Cores
Vermelho, azul céu, verde seco, crú, preto.

Materiais
Tafetá de seda, cetim de seda, sarja de algodão, sarjas de seda, crepe de seda, cupro.

0 Reality Comments: