MEYER FOUNDATION ABRE PAVILHÃO SOLIDÁRIO


A Meyer Foundation, proprietária do hospital pediátrico homónimo de Florença, acaba de inaugurar um pavilhão solidário: o Pavilhão Bettino.

Desenhado pelos arquitetos do atelier Margine, este pavilhão serve para vender o merchandizing da fundação e com isto, angariar fundos para a fundação e para o próprio hospital onde se localiza.

Esta estrutura, toda feita em laminado de madeira branca, tem na sua forma composta por arcos ogivais e na sua sua transparência absoluta, não só uma significância importante, mas também a sua dimensão espacial de destaque.




Enquanto que o arco ogival vem simbolizar uma situação que não é perfeita, mas está organizada e estruturada em si (como é o caso da saúde dada às crianças neste hospital), a transparência vem trazer uma luz e uma permeabilidade de acesso (quanto mais não seja visual) a todos, que se liga com a positividade e a democratização da saúde pediátrica, exercida por este hospital.

É uma arquitetura simples e de pequena escala, mas que tem muito significado, e um papel muito solidário. Como última nota sobre os significados múltiplos desta obra, fica o nome: o nome Bettino é o nome da primeira criança tratada por este hospital pediátrico, que agora está imortalizada nesta arquitetura solidária!




Fotos: Pietro Viti

0 Reality Comments: