SOUTO MOURA DE OURO


Neste dia em que se comemora o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, não queremos deixar de trazer aqui uma notícia, que apesar de não ser de última hora, não deixa de ser digna de nota: Eduardo Souto Moura ganhou o Leão de Ouro em Veneza.

Este é um prémio de prestigio para o arquiteto, mas também para a arquitetura nacional, pois não foi apenas uma obra de assinatura que ganhou o prémio, mas uma recuperação de um monte alentejano - São Lourenço do Barrocal em Monsaraz - que ganhou esta distinção.


A bienal destacou a radicalidade e a precisão de um gesto simples com o emparelhamento de duas fotografias aéreas do antes e do depois da recuperação do monte de São Lourenço do Barrocal, que o arquiteto submeteu como a documentação que ilustra esta obra, e que revelam de uma forma única e muito clara a relação essencial entre a arquitetura, o tempo e o lugar.

Este é um dos maiores prémios da arquitetura mundial e, depois do Pritzker, reforça ainda mais o nome de Eduardo Souto Moura como um nome que vai muito além de Portugal, já o posicionando como um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea internacional!

0 Reality Comments: