HÁ MAIS OVOS PARA COMER ESTA PÁSCOA SEM SER DE CHOCOLATE


A ideia é do restaurante de cozinha chinesa Quanjude, um dos melhores da cidade de Lisboa, e é oferecer uma das receitas mais exóticas da gastronomia deste país: os Ovos Milenares.

Com o foco nas receitas tradicionais da China, o Quanjude tem uma carta variadíssima que é como uma caixinha de surpresas para o palato, com pratos que podem inclusive ser considerados como uma excentricidade no Ocidente. É o caso do ovo mil anos, também conhecido como ovo centenário, ou ovo milenar.


Não ... não é um ovo relacionado com a Páscoa, mas sim um ingrediente da culinária chinesa, habitualmente servido como entrada, que se prepara de uma forma original. Trata-se de um ovo de pata, que é conservado numa mistura de argila, cinzas, sal e casca de arroz por diversas semanas ou meses. A mistura de argila endurece em torno do ovo, curtindo-o, em vez de estragá-lo. Após o processo de cura, a gema de ovo passa a assumir uma coloração verde-acinzentada e torna-se cremosa, com um sabor mais alcalino e salgado, enquanto a clara ganha uma tonalidade que gravita entre o castanho e a transparência, com uma textura gelatinosa semelhante à que tem uma clara cozida, com um sabor muito ténue.

Se o modo de preparação dos ovos milenares pode parecer pouco convidativo, o sabor é único e uma agradável surpresa, por isso deixamos aqui o repto aos nossos leitores mais valentes e experimentem esta delícia de outras tradições ... e deixem-se conquistar pelo exotismo e pela qualidade do Quanjude!

0 Reality Comments: