(RECIC)LAR DO FUTURO


Numa cidade que é referência pelo “zero desperdício” foi construído um edifício que é mais um sinal positivo do Japão para o Mundo. Esta é uma estrutura toda construída com materiais reciclados, que se gere de forma também ambientalmente sustentável e que tem uma excelente relação com a paisagem natural.


Na linha mestra deste projeto da NAP estão os três “R”, que todos deveríamos implementar nos nossos espaços: reutilizar, reciclar, reduzir. No exterior do pub, com uma fachada de oito metros, as janelas são o que salta à vista (literalmente), porque são todas provenientes de casas abandonadas. Estão aplicadas em camadas duplas, para permitir os isolamentos térmico e acústico.


Por dentro, os espaços, amplos e de tetos altos, vão desde o armazém à cervejaria, do bar ao café e são todos construídos com materiais reciclados: os móveis foram adquiridos em casas particulares ou industriais; os desperdícios de uma fábrica de azulejos foram usados no pavimento; jornais antigos viraram papel de parede; e as garrafas vazias foram usadas nos cadeeiros de teto.


Este projeto, que é visto pela comunidade de Kamikatsu com orgulho, ajuda a reforçar a visão de desperdício zero mas também o crescimento económico, porque potencia a economia de recursos e energia.


Fotografias de Koji Fujii / Nacása & Partners Inc.

0 Reality Comments: