SESSÃO DUPLA | SOBRE VIVÊNCIAS


Esta semana o cinema chega mais cedo, porque as estreias desta semana são amanhã, dia de feriado nacional, e com duas histórias que são lutas fortes e reais pela sobrevivência. Um filme de ficção e um documentário que retratam, com um guião baseado no que foi vivido recentemente e com um guião escrito pelo que foi filmado sem rede, como a vida é o bem mais precioso que temos. Stronger e A Marcha dos Pinguins 2 são duas propostas que merecem o nosso tempo.


Stronger retrata o que se passou, em Abril de 2013, em Boston, nos Estados Unidos, quando duas bombas explodiram durante a maratona, provocando três mortos e 264 feridos, sem contar com as vítimas de uma perseguição policial três dias depois. Entre os feridos, estava Jeff que assistia à prova de atletismo, enquanto esperava que Erin cortasse a meta e perdeu as duas pernas no atentado. É este homem, que identifica os responsáveis das explosões, que acompanhamos ao longo do filme, com todos momentos que teve de enfrentar.

Este filme, baseado num caso real e num livro biográfico, é realizado por David Gordon Green e é protagonizado por Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany, entre outros atores.




A Marcha dos Pinguins 2, a continuação do filme que venceu o Óscar de Melhor Documentário em 2005, é uma aventura para quem o veja, porque a realidade deste projeto tem drama, coragem, resiliência. É uma lição de vida para todos nós, “seres de consciência”, esta saga dos pinguins-imperadores durante o ciclo de reprodução contra todas as adversidades do ambiente hostil da Antártica, a região mais fria, mais seca e com maior índice de ventos fortes do planeta. Uma marcha pela vida deles, os progenitores e os descendentes, e pela salvaguarda da sobrevivência da Natureza.

O documentário foi realizado por Luc Jacquet, como da primeira vez, foi filmado em formato 4k, e utiliza imagens de drones e de submarinos.

0 Reality Comments: