​MODALISBOA LUZ EM DIRETO​​ | DI​​A 1 - SANGUE NOVO | OS NOVOS DADORES


No espaço verde criado no interior do Pavilhão Carlos Lopes ... ao estilo de uma fotossíntese de ideias e conceitos ... recebemos adoação de Sangue, para a moda nacional. Doadores de conceitos, ideias, lemas sociais... e perspectivas de vida, para que a moda portuguesa seja, sempre, e cada vez mais, uma aposta de criação e de negócio... dentro e fora das fronteiras do país (e do politicamente correcto).
São propostas com assinatura, de criadores com sangue na guelra... que querem chamar a atenção e convencer os jurados dos três prémios, em jogo.


ALEXANDRE PEREIRA – “TUPAH”

“Só não te esqueças de devolver o Tupperware”. A frase dita pelas mães ... e ouvida vezes sem conta ... é o princípio. A reflexão que o Alexandre Pereira faz ... é sobre o que se passa na cabeça das mães quando ... não lhes é devolvido a tal caixa de plástico. E esta colecção “Tupah” mostra essa reflexão em gangas, jersy, felpa e malha de silicone ... e em verde, azul, amarelo, laranja e cru.



DANIELA PEREIRA – “MAN DIES”

Jean Michel Basquiat é a inspiração ... para os tempos de hoje, em jeito de provocação como as obras dos artista recortaram a sociedade de Nova Iorque quando começou a ser o artista que muitos amavam e muitos detestavam. Daniela Pereira quer consquitar-nos com silhuetas descontraídas, estampadas pela a inspiração principal dos conceitos e padrões gráficos de Basquiat. "Man Dies" é o nome da colecção ... que quer dar a uma visão interna aos valores da história que veste.


IVAN ALMEIDA - HUBBUB

O processo é pegar no que a produção fez em massa (e que virou desperdício) e fazer de novo ... mas sem o cansativo igual-a-tudo-o-que-se-vê-e-veste-em-todo-o-lado. Ivan Almeida diz que quer potenciar a tecnologia da modelagem computorizada, sem o mesmo de sempre. A colecção “Hubbub” é um design de fios, plissados, assimetrias, gráfico, engineered e mix ... com combinzalões em azul, branco, laranja e vermelho.

CARLA CAMPOS – “HUMAN. AM I REAL?”

Os corpos dormentes e mecanizados, que deambulam pelas cidades ... muitas vezes nós próprios...  escondem as falhas humanas. E Carla Campos quer trazer à superfície ... dos corpos (nas roupas que os tapam) ...  os estados emocionais enterrados. As peças materializam o amor, a ansiedade, a loucura e a esperança... em preto, branco, vermelho, azul e cinzento. E nesta colecção com pergunta provocatória ... “Human! Am I Real?”... há fechos que são como os nosso braços ... presos em jersey de algodão, sarja, tactel, microfibra.


RITA AFONSO – O DEPENDURADO

Como a geração a que pertence ... esta geração multitask ... Rita Afonso quer parar o tempo da rapidez e conceitos, em que nada é impossível. Um positivismo em prol da contemplação ... inspirado no "Dependurado" ... nome da carte número doze ... do tarot. Ou seja, como por exemplo... escreveu Walter Benjamin ... “a ave do sonho que choca o ovo da experiência”.

Vencedora do Prémio The Feeting Room: Produção e venda de uma colecção nas lojas de Lisboa e Porto da TFR.
Mensão Honrosa do Prémio ModaLisboa: Apresentação na próxima edição do Sangue Novo.


FILIPE AUGUSTO – 7 SAIAS

Aqui as setes saias são as que está a pensar ... mas são apenas na memória e na inspiração. Porque nesta colecção de Filipe Augusto ... podemos dizer que os axadrezados d' "o mar enrola na areia" perdem as cores de sempre ... e ganham os tons ácidos do tecno. Filipe Augusto pega nas saias e nos aventais e desconstroi a sobreposição de peças, num registo mais masculino ... como que a recordar que as saias delas em terra rezavam pela saúde deles no mar perigoso da Nazaré.

Vencedor do Prémio FashionClash: Apresentação de uma coleção no Branko Popovic, em Maastrich, em junho de 2018.
Mensão Honrosa do Prémio ModaLisboa: Apresentação na próxima edição do Sangue Novo.



RITA CARVALHO – ABRIL FLORES MIL

Na abrilada da natureza ... cresceram as ideias do florescer, do ganhar flor, do ciclo que se faz novo a cada ciclo orgânico. Rita Carvalho faz assim, como uma abrilada ... formas orgânicas, folgos, franzidos e recortes circulates. E a colecção “Abril Flores Mil” é uma montra de círculos e flores, de várias formas e tamanhos dinâmicos, com silhuetas semi oversized.


FEDERICO CINA – VÁCUO

O desconforto, as emoções desagradáveis, a solidão entre milhares de pessoas, a perfeição do padrão. um padrão de nova aventura ...  assumidamente "Lost in Translation" no princípio da aventura num espaço novo e diferente. Assim... como confronto com os outros e o EU (de cada um) Federico Cina quer desconstruir a tribo da normalidade aprovada e aceitada. A colecção “Vácuo” revela-se directa aos que podem ser fortes, com um balaclava que comprime o rosto e protege dos julgamentos.


DAVID PEREIRA - NATIVE

No tempo tecnológico e ultrarápido, a silhueta é andrógina ... e no espaço do streetwear, o código é bem-estar “espiritual” aliado às técnicas de luxo. Uma mistura de ideias e tribos urbanas, que o David Pereira faz como ... caminhos cruzados entre o agora e os tempos primitivos. É uma colecção "Native"... porque quer partir da natureza para a aceitação de todas as formas de vestir a vida do mundo.

Vencedor do Prémio ModaLisboa: Bolsa de 5000 euros atribuída pela ModaLisboa; summer course oferecido pela Domus Academy, em Milão; entrada direta no SANGUE NOVO da edição de março 2018.


RITA SÁ – DIZ-ORIENTATION

Numa cidade qualquer ... qualquer pessoa acha que vai no caminho certo para o destino que quer, apesar de seguir no sentido errado ... porque nas mãos tem um mapa ao contrário. Nesta desorientação, Rita Sá orientamos com peças e detalhes reflectidos da frente para as costas, ou vice-versa ... e que muda a perspectiva de quem vê. Pespontos, na colecção “Diz-Orientatiton” marcada pelo cinzento numa mancha-referência ao estilo “casa cor-de-rosa”

Mensão Honrosa do Prémio ModaLisboa: Apresentação na próxima edição do Sangue Novo.

E depois do Sangue Novo... um sangue consagrado da moda portuguesa: Kolovrat. Até já ... por cá ... e pelas novas redes sociais.


0 Reality Comments: