UM OBSERVATÓRIO PREMIADO


O estúdio de arquitectura Anmahian Winton finalizou o seu observatório astronómico "Gemma", um observatório privado localizado no cume de uma montanha remota em  New Hampshire.  O espaço é caracterizado por afloramentos de granito e está situado no centro de uma paisagem "escura" de três milhas de extensão com pouca poluição luminosa para não obstruir a visualização astronómica.



Embora os observatórios astronómicos sejam geralmente de tamanho compacto, o projeto Gemma rejeita uma cúpula tradicional em favor de uma forma arquitetónica sintetizada que maximiza o espaço utilizável e responde ao contexto geográfico rígido. O observatório de zinco reflete a paisagem montanhosa circundante, a transição entre o fundamento da cimeira e a base do edifício, unindo uma estrutura natural e artificial.  A sua dimensão, cor e pátine evocam uma relação material com os afloramentos de granito cinza, enquanto a sua capacidade de transferência de calor facilita a observação do céu, reduzindo a distorção diferencial de temperatura.



Contrariamente ao exterior, o interior é revestido de madeira compensada de abeto, criando um refúgio de refúgio e calor dos ambientes ásperos - um lugar para pesquisa, introspecção e até mesmo repouso.

O observatório Gemma ganhou recentemente os prémios do projeto AIA 2017. O tema deste ano, "reflexão", reconhece projetos que envolvem a ideia e incorporam conceitos e elementos relacionados com a mesma.

Imagens de Anmahian Winton Architecture e cliente.

0 Reality Comments: