MORO NUM PAÍS TROPICAL!


Imersa no ambiente tropical de São Paulo, uma nova residência localizada no Alto de Pinheiros, um bairro tradicional da cidade, foi projetada pela Perkins + Will. O espaço é de 1.000 metros quadrados e foi comprado especialmente para a construção desta casa de sonho, onde cerca de 50% do terreno é ocupado por um generoso jardim, incluindo uma árvore característica.



O desafio do projeto foi integrar perfeitamente a vegetação verde na vida e na arquitetura dos moradores. A árvore tornou-se a protagonista do projeto, conduzindo o design resultante. Localizada no canto leste do terreno, a árvore foi digitalizada em três dimensões, permitindo que os arquitetos definissem as diretrizes construtivas sem danificar as suas raízes.



Os espaços de vida comuns estão posicionados debaixo de um teto de madeira que estabelece uma linha de visão na sala. As áreas comuns, a área de jantar e cozinha estão envoltas por paredes de pedra e integrados na vegetação circundante. Estas áreas cobertas por uma grade de madeira estrutural, que foi desenvolvida com o conhecido engenheiro brasileiro Hélio Olga, estão conectadas ao jardim do quintal com piscina e ligadas à rua.




O design deste teto de madeira foi desenvolvido usando uma técnica de mapeamento tridimensional e permitiu que as alturas da grade fossem cuidadosamente calculadas para reduzir o impacto na paisagem.

Todas as imagens de Nelson Kon.

0 Reality Comments: