CONTENTORES QUE FAZEM MAGIA


Quando um contentor marítimo parece escapar do topo de uma casa, sabemos que estamos perante um projeto de arquitectura sobre o qual queremos obviamente falar! Na ilha de Lombok, em Bali, o arquiteto indonésio Budi Pradono projectou a Clay House, e nós, achamos que este é sem dúvida um bom motivo de conversa.



A Clay House está situada numa colina em Selong Belanak, uma área ao lado da praia, no sul da província de Nusa Tenggara de Lombak. Esta residência é constituída por um par de volumes que se elevam acima das árvores circundantes e enfrentam os arrozais e o Oceano Índico. O proprietário apelidou-a de Seven Havens Residence. A Budi Pradono Architects diz que a residência se tornará um marco nos arredores, que atualmente não estão desenvolvidos.



Colocado no ponto mais alto da casa, um contentor de 2,2 metros de altura é inclinado para cima a 60 graus para criar um teto alto no quarto principal e uma grande janela com portas que se abrem para um terraço. Na Clay House, uma segunda janela projeta-se do outro lado para oferecer luz do dia na casa de banho, enquanto o exterior é pintado de branco para refletir o sol e evitar o aquecimento.




Na frente da residência, uma escada situada entre duas paredes cobertas de vegetação leva à entrada.
O volume que se encontra abaixo do contentor é ocupado pela sala de estar, cozinha e sala de jantar e alinhado, de modo a que seu lado mais longo enfrente uma longa e estreita piscina que se estende na parte traseira.

0 Reality Comments: