UM MUSEU MUITO ORIGINAL


Com a assinatura do arquiteto ateniense Leonidas Papalampropoulos, uma nova estruura urbana vai surgir no território de ligação do porto de nicósia à cidade antiga. Esta parte da cidade, que serve de charneira a duas entidades urbanas muto diversas, vai ser ocupada pelo novo Museu de Nicósia.

Arquitetonicamente a escolha recaiu sobre um projeto que cria um edifício totalmente enterrado, e que à superfície cria um jardim público. No entanto esta obra de arquitetura traz o museu para o espaço urbano, pois o jardim público encontra-se seccionado em várias "salas de exposição ao ar livre". Estes espaços vão servir assim para expôr arte contemporânea,
em confronto com a natureza e a arquitetura do futuro museu.





Subterraneamente surge então o museu de artte antiga da cidade, onde toda a herança clássica vai estar exposta. No entanto, é subterrâneamente que continua a surpresa da mestria desta solução, pois os muros que fecham os vários jardins (ou "salas de exposição ao ar livre"), não são mais do que lanternins para as salas subterrâneas, que assim têm n iluminação natural abundante e difusa o seu principal trunfo.

É uma obra que surpreende pela sua forma e pela sua filosofia ... ambas originais, inovadoras e inteligentes ... tal como devem ser os museus!



0 Reality Comments: