ATELIER DE SANTOS VS LUÍS DE FREITAS BRANCO


A Escola Secundária Luís de Freitas Branco é um projeto de reconstrução de uma escola existente localizada nos arredores de Lisboa. Se isto é suficiente para fazermos desta escola uma notícia de arquitectura? É pois! Devido à topografia íngreme da sua localização, a escola existente foi constituída por vários edifícios, mas esses já não existem. A equipa de design decidiu demolir alguns dos edifícios existentes e reorganizar todos os espaços exteriores. Agora já lhe parece que daqui nascerá uma boa notícia?



Pelas mãos do estúdio de arquitectura Atelier de Santos, deu-se criação de vários níveis desenvolvidos a diferentes alturas, permitindo uma circulação mais fluída em toda a escola. Dois grandes volumes paralelos, desenham o limite do quadrado exterior, além de clarificar o uso de todo o complexo. Essas duas massas, em cimento exposto, contêm a biblioteca, cafetaria, auditório e administração da escola.




Os espaços de circulação e lazer assumem o papel principal para garantir a permanência dos alunos. A existência de grandes pátios internos e externos caracterizados pela sua desigualdade, o uso de alturas de teto triplas e rampas grandes são projetadas com uma abordagem cenográfica, destinada a permitir diferentes usos e a criar espaços importantes na organização funcional de todo o edifício. As áreas académicas são encontradas nos edifícios que já existiam e que foram mantidos.

0 Reality Comments: