WHEN URBAN MEETS RURAL


Cansados das soluções tão cinzentas e desconexas da natureza que as cidades oferecem, cada vez mais surgem em nosso redor arquitectos e designers que querem trazer o verde ao dia a dia de quem escolhe a cidade como morada. Nesta procura de novas soluções, o estúdio de Eray Carbajo, de Brooklyn e Istambul, revelou recentemente imagens e planos de uma nova tipologia de habitação prevista para 2019 no coração de Istambul, na Turquia.



Acrescentando aos planos de Istambul para uma revisão arquitetónica de muitas de suas instituições culturais, este projeto de seu nome "Rural Urbano" combina a vida rural num ambiente urbano denso através do uso de um projeto modular que implementa as últimas tecnologias. A estrutura de oito pisos, sendo sete para uso residencial. Todos os componentes, estruturais, espaciais, sociais e paisagísticos, estão integrados formando uma forte união estética e funcional que posteriormente promove um novo estilo de vida.



A sua disposição de colmeia, é conduzida a partir do empilhamento de módulos hexagonais que compõem as unidades individuais, maximizando o volume com a menor quantidade de material de construção necessário.  Os módulos de projecção contêm cada um um terraço exterior que forma uma cavidade triangular que não só serve como um leito vegetal que alimenta uma floresta vertical, mas também serve como um membro estrutural que transfere forças gravitacionais através da estrutura sem a necessidade de reforços adicionais. No telhado, uma série de estufas cobertas geram um espaço comum onde os alimentos podem ser cultivados através da introdução da jardinagem urbana.

Usando materiais locais e um design modular flexível, o edifício é uma construção sustentável que possui a capacidade de adaptação para ser integrado em quase qualquer localização.

Imagens de Eray Carbajo.

0 Reality Comments: