UMA NOVA CASA DE ORANGE


A mítica casa de Orange, que dá nome à dinastia holandesa, tem no Paleis Het Loo a sua sede oficial. É a sua remodelação e amplicação que merece o nosso destaque arquitetónico de hoje.

Este palácio do século XVII, situado nos arredores da cidade holandesa de Apeldoorn, é atualmente um museu, que conta com os tesouros desta mítica casa real. Este museu vai ser agora reformulado e aumentado, com a assinatura dos KAAN Architecten.

A ampliação do atual palácio e museu será feita por de uma construção subterrânea por baixo do pátio de entrada do palácio, onde passarão a estar todas as bilheteiras e lojas, bem como estruturas de apoio, e ao mesmo tempo será o novo espaço de ligação e circulação entre os três corpos do palácio.





Este novo espaço subterrâneo tem como principal característica a sua iluminação zenital or meio de uma larabóia circular. No meio de todo o espaço (e centrado com o pátio do palácio, que se encontra à superfície) vai surgir uma clarabóia circular (rebaixada do nível do pavimento da superfície), que terá uma fina camada de água por cima, por forma a que esta tenha um sistema de refrigeração inteligente e assim ajude a refrescar o espaço subterrâneo. À superfície surge assim uma fonte com espelho de àgua à semelhança das características fontes circulares barrocas, e subterraneamente surge então um sistema de iluminação eficientemente e elegante.

Com este novo espaço, muitos espaços do atual palácio ficam assim libertos para mais exposiçao permanente dos tesouros desta casa real e das suas obras de arte.

Mais uma obra de arquitetura que trazemos aqui em antecipação à realidade ... porque essa só deve chegar lá para 2025!





0 Reality Comments: