UM RETIRO ONDE A NATUREZA MANDA


Cercado pela montanha de Sori-San, na Coreia, o retiro U do arquitecto Heesoo Kwak, da IDMM Architects, senta-se no núcleo do vale do Sari-Gol em Hongcheon-Gun Daegok-Ri. Olhando para baixo no local, de uma distância tão curta como uns meros 40 metros, um precipício vertical afiado estende-se a uma altitude de 100 metros. A escala desta formação geológica torna este projeto de arquitectura algo de muito especial, com uma ligação à natureza e ao local onde emerge definitivamente únicas.




Hongcheon-gun ( 洪川) daegok-ri ( 垈 谷), que significa "lago largo" e "monte alto", é um nome que alude às condições de longa persistência da terra. O vento que passa pelo vale forma uma sensação de movimento que "sacode" a totalidade do penhasco. Os pequenos gestos das árvores, cada um agitando de acordo com seu peso, juntam-se para formar um precipício fluído. Foi esse o motivo pelo qual os arquitetos IDMM criaram a Jeongia, um espaço que é unificado com a natureza, incorporando os movimentos e dinâmica do penhasco, e onde os utilizadores são livertados dos confins de uma casa típica.




O desenho de cada unidade deste espaço tem na sua essência os movimentos gerados pelo vento, água, vegetação, etc. Além disso, refletindo o espaço mínimo que cada árvore ocupa, a unidade é, em última instância, restringida em seu contato com o solo para libertar a arquitetura da inclinação irregular existente.


Por outro lado, é o carácter de penhasco que empresta à habitação a sua altura. Se por um lado as dimensões interiores se movem pela natureza, a altura também a vai buscar à mesma ligação, mas numa posição completamente oposta. Esta qualidade é aplicada a cada unidade, para que os utilizadores possam desfrutar do ambiente numa variedade de níveis de altura.

0 Reality Comments: