AMOR À MODA DO PORTO


No centro histórico do Porto, a FAHR 021.3 concebeu uma instalação esférica de grandes dimensões que aparentemente desloca o centro da praça da cidade para a sua força gravitacional. Em comemoração ao 20º aniversário da classificação do Porto como Património Mundial da UNESCO, a prática colaborativa de arte e arquitectura trouxe este "Eclipse" ao centro da cidade.




Fotografado por Fernando Guerra, o "Eclipse" entra no espaço público com uma ruptura de escala que atrai interação e fruição. Numa posição descentralizada dentro da praça pública, cria um nítido contraste com a elegância discreta e histórica da arquitetura circundante. A sua enormidade e cor formam uma relação ousada entre a instalação e seu contexto urbano, convidando visitantes e moradores locais a re-considerar o espaço através de uma nova lente.



A FAHR 021.3 construiu esta esfera de seis metros de diâmetro utilizando condutas de ventilação, cuja textura metálica e estrutura modular são reveladas ao se aproximar da peça. Formando um diálogo visual com o centro da cidade, as aberturas em cada tubo permitem aos transeuntes percorrer e descobrir diferentes pontos de vista. A instalação será exibida no Largo Amor de Perdição até maio de 2017.

Todas as imagens de  Fernando Guerra

0 Reality Comments: