VIVER NA CAVERNA


Hoje apresentamos-lhe a "Cave House", um projeto com a assinatura dos arquitectos chineses Hypersity Architects, que é uma renovação de uma habitação numa caverna, na região de Shanxi, China. 



O local consiste num grande recesso abobadado, num terreno de terra batida, com um grande pátio frontal que continha um aglomerado de três habitações menores ao longo do lado sudoeste. Os arquitetos começaram por demolir estes volume auxiliares para abrir inteiramente o pátio e começar a partir dos elementos básicos do local: um grande espaço cavernoso e um pátio aberto.



A fim de restabelecer os limites do local, os arquitetos começaram por reconstruir a parede do perímetro que fornece suporte estrutural e privacidade. Foi escolhida para fundir uma estética arquitetónica com significado histórico, aludindo à terra que sempre existiu como um material de construção dentro de um contexto contemporâneo. O grande pátio sofreu a transformação mais significativa, agora contendo um quarto, sala de jantar, casas de banho, salas de armazenamento e uma cozinha, áreas abrigadas em cinco volumes de compensação que formam entre eles cinco pátios ao ar livre garantindo luz natural para cada espaço.



Assumindo a forma da abóbada de barril, paredes curvas e tetos em todos os eixos de transição de sala em sala, formam aberturas no plano do telhado e atuam como estruturas de sombra. A caverna original foi renovada e convertida na sala de estar principal e um quarto. Devido à profundidade da caverna, uma claraboia circular foi inserida no centro bisectando a parede de separação entre o quarto e a área de estar, formando um grande túnel de luz e naturalmente iluminando o interior.

0 Reality Comments: