PLANTAS AUTÓNOMAS


Baseada em Amesterdão, a marca de design Pikaplant tem tido como missão dar a conhecer os benefícios abundantes de plantas a quem ainda vive sem conhecimento da importância da pegada verde. Anteriormente, projetaram uma prateleira de aço coberta com um reservatório de vidro de baixa manutenção, apresentando agora o seu mais recente projeto: o "Jar". Este pequeno recipiente imita a natureza para criar uma planta autónoma, que não precisa que esteja sempre a ser regada.



"Jar" é a solução para aqueles que não têm o talento ou tempo necessário para cuidar de plantas. No mundo exterior, a vegetação sobrevive naturalmente, adaptando-se aos seus arredores e tem uma surpreendente resistência à mudança. Os projetos da Pikaplant copiam ciclos naturais para criar plantas que cuidam de si mesmas. Cada frasco recria um ciclo natural de evaporação e precipitação num minúsculo microambiente, fazendo continuamente a reciclagem do ar e água no interior. Os frascos são influenciados pelas montanhas enevoadas do altiplano do sudoeste da Etiópia, com o objetivo de imitar os biótopos húmidos que lá ocorrem  naturalmente. Um dos protótipos originais tem crescido feliz no seu recipiente há mais de 30 meses.


Os frascos de vidro medem 18 x 28 cm e ficam em pé sobre uma base feita de aço e borracha. A Pikaplant já está a trabalhar na evolução dos frascos individuais num novo projeto, a "Aeris" uma coleção de grandes biótipos herméticos. A utilização de plantas no interior melhora o feng-shui de uma sala e aumenta a energia e níveis de produtividade. Algumas plantas ajudam mesmo a regular a humidade do ar e removem toxinas.

0 Reality Comments: