USAR TECIDOS COM VIDA!


Desenvolvido pela designer Cox Janssens, "Tecido com tempo incluído" é uma série de tecidos coloridos que desafiam a percepção atual dos tecidos na sociedade consumista de hoje, que parece identificá-los como material descartável. Na verdade, as pessoas parecem cansar-se rapidamente das suas roupas e perder a habilidade de tratar ou até mesmo repará-las. Portanto, este projeto tenta fazer com que as pessoas façam os têxteis durar mais tempo.



Cox Janssens integrou o desgaste no projeto para permitir que alterações intrigantes ocorressem, mas também mostrar como o envelhecimento pode ser algo a valorizar. Nesse sentido, o valor do têxtil fica mais rico e, em última análise, prolonga a sua durabilidade. Tempo e uso estão, portanto, unidos, onde processos contínuos de lavagem, fricção superficial e luz solar aumentam o interesse para os quatro tecidos diferentes criados para este projeto. As consequências do uso, que normalmente são consideradas como algo de mau,  serão vistas numa outra perspectiva.



Para alcançar o processo proposto, são escolhidos e combinados diversos materiais, com padrões que são baseados nas propriedades flexíveis, variáveis de uma pele. Nos exemplos acima, a durabilidade é abordada de forma diferente por não tentar criar algo indestrutível, que parece sempre novo, mas em projetar algo que felizmente ilustra o tempo.

0 Reality Comments: