O GRANDE TEATRO DO GRANDE TADAO ANDO


O fotógrafo de Nova York, Yueqi "Jazzy" Li, completou recentemente uma reportagem fotográfica do grandioso teatro do não menos grande arquiteto Tadao Ando em Shanghai. O projeto está localizado fora do centro da cidade, no distrito de Jiading, uma área que desenvolve rapidamente a sua própria identidade sociopolítica e centro cultural.



Situado entre dois lagos artificiais, o grande teatro Poly está pronto para se tornar uma realização arquitetónica de destaque para a área, sendo uma das primeiras construções culturais desta escala. O projeto contém vários teatros e salas de próprias para óperas, concertos, peças de teatro e uma variedade de outros espetáculos culturais.



O teatro nasce dentro de uma caixa de cimento reforçado com 330 'x 330' x 113 'que forma a maioria da estrutura primária cercada por uma parede de cortina transparente que forma um sistema de fachada de dupla-pele. Não só realizando com o propósito estético de obscurecer a estrutura real e velando o projeto numa tela translúcida, a pele de vidro também ajuda a refletir a luz direta fora do cimento que funciona como uma massa térmica face ao calor do verão da China.



Cortando a regularidade do sistema de revestimento e estrutura própria, cinco espaços cilíndricos vazios penetram através da totalidade do volume de todos os ângulos e lados, aparentemente remexendo no racional estrutural do projeto. Dentro desses vazios, espaços públicos dramáticos oferecem uma gama de experiências que se afastam da rigidez de um esquema estrutural regular.


Cada tubo, construído de um esqueleto de aço revestido em alumínio nervurado pintado para retratar a aparência da madeira, varia em dimensão, direção e função. A luz natural é canalizada através dos cilindros telescópicos que iluminam os espaços interiores.

Imagens de Yueqi "Jazzy" Li.

0 Reality Comments: