GRAÇAS EM LISBOA


Renovado pelo estúdio de arquitectura Fala Atelier, o apartamento Graças está localizado dentro de um edifício brilhante em Lisboa. A sua tipologia fragmentada e obsoleta apresentava uma série de pequenas salas, algumas desprovidas de luz natural, e uma cada de banho exterior impraticável.




A intervenção do Fala Atelier visava apagar essas falhas existentes e a clarificação da utilização de superfícies disponíveis. Como resultado, uma parede suavemente curvada é estendida de fachada em fachada, definindo o limite entre um vasto espaço comum e diferentes salas privadas. Uma característica do apartamento é o corredor prolongado, onde a sua parede curva é pontuada por portas pintadas à mão em vários tons de azul, aparentemente flutuando acima do solo como um conjunto de pinturas monocromáticas.




Para este projecto, o uso de diferentes materiais e orientações de piso sublinham a distinção funcional presente em todo o apartamento.  Na verdade, uma pequena área do telhado foi recuperada na fachada posterior, onde um pátio funciona como uma adição exterior para a sala de estar. Uma adição natural, mas inesperada para um apartamento no segundo andar.

0 Reality Comments: