EM PORTUGUÊS EM PORTUGAL


Hoje o projeto que aqui trazemos é nacional, pela mão dos portugueses Waataa (We Are All Together Around Architecture) de Tondela. Linhas retas, volumes, betão em contraste com a paisagem verdejante e uma área aparentemente infinita marcam as característica deste projeto de seu nome Quinta do Carregal.



Num território maioritariamente ocupado por pinheiros e carvalhos, a implantação da casa da Quinta do Carregal adapta-se às condições do sítio e à família que a habita. Para o estúdio Waataa, a casa não começa nos limites físicos de suas paredes, mas sim no limite exterior da mancha verde que a rodeia, definindo-o como paredes imaginárias que compõem um habitat.



Esta área de vegetação, ou melhor, esta floresta, é, portanto, assumida como o espaço de transição entre o exterior e o interior. O volume de betão define-se e dá forma a um limite definido por pátios que são descritos através do interior da casa. O espaço vazio é aparado e subtraído do volume construído.



Este design favorece a organização e a hierarquia de áreas inerentes ao projeto, bem como aumenta o perímetro de contato com a floresta. Este contacto íntimo com a natureza proporciona uma habitação de paz, descanso e conforto visual.

0 Reality Comments: