A CASA DO LIMOEIRO


A Casa do Limoeiro, no México, é uma residência unifamiliar, distribuída por dois andares e concebida pelo estudio Taller Estilo Arquitectura. A composição do projecto é dividida em dois volumes claros: o edifício existente que contém a entrada e o segundo, constituído pelos quartos.



Para unificar os programas distintos, um terraço com funções paisagísticas, uma piscina privada e uma conexão tropical foi criada entre os dois edifícios. Este terraço é a principal via de circulação e dispõe de uma escada de cimento que leva os moradores até os quartos.



A Taller Estilo Arquitectura tinha como objectivo para a restauração do edifício existente a criação de uma fusão e equilíbrio harmonioso entre o histórico e o contemporâneo de uma forma perfeita. Iluminação e ventilação são os fatores-chave para a criação do ambiente confortável que está constantemente ligado ao exterior. Os espaços enriquecem com a estética de materiais e são maximizados pelo sistemas de condicionamento passivo, o que permitiu a redução dos custos de energia em casa.



Tal como as casas tradicionais no centro histórico de Mérida, México, usam pisos de cimento na forma de mosaicos com desenhos coloridos e diversificados, criando tapetes e definindo o padrão para a decoração de cada quarto. Os arquitetos assumiram o conceito tradicional de transformar e adicionar pigmento verde nas grandes áreas de cimento branco, definindo fortemente a paleta de cores que se tornou uma das características definidoras da casa e materiais.

Fotografias de David Cervera

0 Reality Comments: