JUST A AMSTERDAM LOFTHOUSE


Situada num bairro industrial de Amesterdão, a pré-fabricada Lofthouse I é uma jóia residencial incomum. Desenvolvido pelos arquitetos Marc Koehler (MKA), o projeto é a primeira implementação de uma série de lofts de madeira duráveis e é baseado num princípio invertido incomum que desafia tipologias habitacionais típicas. Em outras palavras, os proprietários decidiram dormir no andar de baixo e viver os seus rituais diários no andar de cima, onde podem desfrutar plenamente as vistas sobre o porto da cozinha, sala de estar e sala de jantar.



O que realmente faz com que o projeto se destaque é a sua construção de madeira pré-fabricada influenciada pelo conceito "superlofts", anteriormente desenvolvido pelos arquitetos Marc Koehler em Amesterdão. Mas para este Lofthouse I, o sistema de construção foi otimizado e expandido para criar um protótipo evolutivo. Esta abordagem reduz o período de construção consideravelmente, para apenas seis meses. Nesta casa de esquina, todos os andares são interligados num fluxo contínuo através da incorporação de um recurso de design central: a escadaria, que também serve como um átrio. Outro princípio desenvolvido pelos arquitectos é a estrutura de dois andares onde cada andar é metade de um nível superior ou inferior em relação ao anterior ou seguinte, dando aos proprietários uma visão clara entre os diferentes andares.



Por outro lado, os quartos foram concebidos como pequenas casas dentro de uma casa. O contexto industrial influenciou os arquitetos para projetar um edifício resistente com grandes superfícies envidraçadas e de madeira pintadas de preto opaco. Além de ser resistente na sua estrutura, a casa também emana um ambiente sereno, com um refinado revestimento de paredes de madeira. Toda a casa é feita de madeira, que é um dos materiais mais duráveis que se possa imaginar.

0 Reality Comments: