ALL IN ONE NO BAIRRO CHINÊS


O Lukstudio reviu um lote de canto vazio num distrito residencial de Guangzhou, na China. De vazio passou a um café e espaço de coworking definido por vários volumes brancos bem torneados. Cada um prescrito para um uso específico, a coleção de caixas que compõem o "Atelier Peter Fong" serve para destilar a natureza originalmente caótica do local numa coleção calma e convidativa de escritórios e estúdios.




De fora, um dossel de alumínio flutuante une os volumes, ao mesmo tempo, criando uma delimitação firme entre o antigo e o novo. As três caixas principais projetam-se do interior, criando uma fachada coerente ao mesmo tempo que criam uma série de becos urbanos, que se destinam a despertar a curiosidade do transeunte. Cada um desses volumes contém um propósito distinto: café, área de brainstorming, sala de reuniões e lounge. Em contraste com o branco brilhante das caixas, os caminhos do "beco" são pintados de cinza e mantiveram o seu teto estrutural original, jogando com combinações de tons e texturas.



Seguindo um processo de meticulosa escultura espacial, aberturas e nichos são moldados dentro dos volumes. Grandes recortes fazem a ligação do café ao exterior e moldam a vegetação circundante. No interior, nichos de madeira criam um senso de intimidade. A entrada do escritório também é esculpida para caracterizar um pacífico jardim zen, que se torna um ponto focal e visualmente liga as diferentes partes do escritório.


Superfícies lisas dominam o espaço principal, servindo como uma tela para capturar luz e sombra. A caixa de brainstorming é forrada com painéis de policarbonato que formam uma conexão visual subtil entre o café e o local de trabalho. Áreas íntimas são caracterizadas por elementos orgânicos, como painéis de madeira contínuos na zona de brainstorming e restos de uma parede de tijolos existentes no salão. Combinando cultura, café e um lado artesanal com um espaço de trabalho colaborativo, o Lukstudio adapta assim um modelo social contemporâneo a um bairro chinês local.

Fotografias por Dirk Weiblen.

0 Reality Comments: