VIAGEM DE VERÃO EM DIRETO 2016 | O CONCEITO E OS DESTINOS - DIA 2


Já estamos em verdadeira contagem decrescente para a nossa Viagem de Verão em Direto 2016: a American Series.

De partida já no próximo sábado (não amanhã, mas sábado dia 23 de Julho), hoje vamos continuar aqui a revelar quais as séries que organiza, o nosso percurso pela américa profunda.

Ontem percorremos várias épocas e vários estilos de séries, levando-nos a locais muito diferentes e específicos. Desde Boston ao Alasca, de São Francisco aos ranchos do Nevada, muita diversidade vai existir na primeira metade da nossa viagem ... mas na segunda metade, o ritmo é outro ... é sempre a acelerar nas séries main stream e nos locais que vamos visitar.



Começamos logo por, a seguir ao norte do estado do Nevada, descer até à sua capital Las Vegas e viajar da série Bonanza para a contemporânea e revolucionária CSI.

Esta série foi percursora de uma nova forma de ver o crime, de uma nova forma de fazer televisão e de filmar televisão. Com a cidade do divertimente e do pecado de fundo, a CSI original tornou-se um fenómeno, e criou uma autêntica legião de fãs (e de séries sucedânias em diversas cidades americanas) que durante mais de 15 anos se deliciou com todos os mistérios resolvidos e a técnicas científicas apresentadas.

Assim se formou a imagem contemporânea de Las Vegas. Uma cidade que continua a ser um gigantesco parque de diversões para adultos, mas com a consciência dos seus pecados e dos seus perigos. Uma cidade cheia de brilho e magia, mas que também o seu lado menos alegre. Mas mais do que crime, esta série criou uma cidade multifacetada e cheia de diversidade.  A Las Vegas contemporânea é sofisticada e kitsch, é vintage e futurista, tem casinos e locais mais triviais ... e nós gostamos desta multiplicidade que faz desta uma cidade absolutamente a visitar.



Mas deixando Las Vegas para traz, e o CSI também, continuamos com uma série absolutamente incontornável no panorama das séres americnas: a Medium.

Aqui o panorama muda e mudamo-nos para a pouco conhecida cidade de Phoenix. Esta típica cidade americana, com os seus arranha céus e a sua vida pacata é o palco de uma série que misturou a ciência forense do CSI, com fatores mais extra sensoriais, tornando-se numa cidade recheada de subtilezas e de fenómenos especiais.

A pacatez de uma cidade sem nada de especial foi descoberta com outros olhos, tornando-se no paradigma de uma cidade sem moumentalidade, mas com muito charme e rechedada de pequenos momentos, que valem a pena conhecer. Phoeniz, discretamente torna-se assim num novo local de romarias, porque exatamente foge ao paradigma do local turistico por excelência.



Poucos sabem, mas é mesmo no muito icónico estado do New Mexico que vamos fazer a nova paragem, inspirados pela série Breaking Bad.

Esta mítica série, que transforma a vulgaridade de uma vida num percurso alucinante pelo estado do Novo México, percorrendo desde a fronteira até à cidade de Santa Fé, passando, obviamente, pela capital Albuquerque, mostra-nos um território inóspito e exótico, com um encanto único e muito atrativo.

É exatamente este o percurso que vamos fazer, desde a fronteira com o país vizinho até Santa Fé, passando também por Albuquerque. Explorar essa paisagem e conhecer essas cidades, que são americanas, mas têm tudo de mexicanas. São cidades latinas, mas povoadas de cultura americana.



Mas se estamos a fazer uma viagem pelos Estados Unidos da América baseada em séries míticas, há uma série que definiu gerações e durou mais de 15 anos no ar (repartida em duas séries): estamos a falar de Dallas.

Com a ação a passar-se entre a cidade texana do mesmo nome e o rancho Southfolk, esta série mediatizou uma certa sociedade de magnatas do petróleo e endinheirada, do muito característico estado do Texas. Ricos, com muito glamour, hábitos entre o extravagante e o "american way of life", esta série definiu uma imagem de uma américa onde tudo é possível e onde o sonho se tornava realidade.

É com esta série que chegaremos a Dallas e ao muito icónico estado do Texas. Cheia de sotaque, características únicas, dinheiro e glamour, mas muito americana no seu estilo de arquitetura e de vida, esta cidade promete surpreender ... e marcar tanto quanto a série marcou uma geração inteira.



Mas esta viagem não ficaria completa sem recordarmos outra série icónica que recriou a imagem de uma cidade e a transformou numa meca de estilo e de moda: Miami Vice e a cidade de Miami.

É aqui que vamos terminar a nossa viagem, em grande estilo, como só esta cidade sabe proporcionar, e como só em Miami se consegue viver. Extravagante quanto baste, sofisticada na forma colorida de vida, com um ritmo e um cosmopolitismo únicos, Miami e a Miami Vice vão fechar esta viagem ... e em muito bom.

Estão assim apresentadas as várias séries que vão conduzir esta viagem ... e de memória em memória e de imagem em imagem, vamos trazer aqui uma américa verdadeira e única, como só as nossas memórias coletivas conseguem fazer. Do confronto da ficção com a realidade, vai surgir uma viagem única e memorável (como todas as que fazemos e vos levamos connosco). Por isso não percam ... e embarquem todos connosco nesta viagem já no próximo sábado dia 23 de Julho.

0 Reality Comments: