UMA CAVERNA DISTINTA


O estúdio de arquitectura 23o5, com base no Vietnam, concluiu recentemente uma casa localizada a 40 km a leste de Vinh Long, numa área para a qual pessoas habituadas a viver em terrenos grandes, com campos e rios, foram transferidas para lotes mal divididos, com pouca luz natural e baixo nível de qualidade de vida. Conhecido como um local inseguro, as pessoas tendem a esconder-se dentro das suas casas para escapar a esta dura realidade.


No interior de um lote de 5×40 metros, o estúdio teve como objetivo criar um oásis de segurança para os seus proprietários, tentando trazer o máximo de luz natural possível, bem como plantas dispostas em pequenos jardins interiores. Nasceu aqui a "Longcave", o projeto que hoje apresentamos.



A arquitetura da casa projetada pelo estúdio 23o5 é referente à caverna de "Son Doong" e da vida humana no período das cavernas iniciais. Porque o espaço é curto na largura, mas grande em tamanho, dá uma sensação de que esta caverna foi acentuada pela retirada de paredes interiores que só aparecem no final para criar e separar os quartos. 



Uma vez passada a porta da frente, o espaço é dividido pelos diferentes limites que determinam o sentimento de cada área. A certeza de que a luz natural fluiria por todo o espaço, foi garantida adicionando clarabóias que criam um jogo de luz ao longo do dia.



Um renascer de um espaço que prometia muito pouco, para um local onde a vergonha de uma realidade é substituída pela esperança do que ele se pode vir a tornar nas mãos de quem mais sabe.

0 Reality Comments: