UMA CAPELA NO RIO DE JANEIRO


Foi ao estúdio de arquitectura brasileiro Bernardes Arquitectura que um cliente encomendou uma pequena capela para pequenas cerimónias familiares dentro dos seus jardins residenciais. O espaço, profundamente inclinado, está localizado no Rio de Janeiro no bairro Joá e é cercado por uma densa floresta tropical. O espaço foi escolhido para garantir que a capela estivesse num lugar isolado, onde vistas tropicais, vegetação, céu e mar fossem o belo plano de fundo para este espaço sagrado.


Conforme solicitado, a construção foi concluída no prazo de três meses após o projecto inicial. Sem necessidade de deitar abaixo árvores, a terra foi deixada praticamente intocada. O resultado é uma arquitetura projetada com pragmatismo técnico para criar um lugar espiritualmente especial. Mediante a redução das componentes da arquitetura, essencial nua, os seus elementos estruturais adquiriram funções simbólicas e poéticas.


A busca pela simplicidade era a base do estúdio Bernardes Arquitetura, o nível da altura das copas das árvores, a sensação de proximidade com a natureza é reforçada e o edifício é enquadrado por uma sequência de elementos de madeira estrutural que se sentam numa plataforma triangular projetando para o mar.



O piso de madeira é suportado por uma única frente, da coluna para a entrada, saindo do chão que se encontra uma profundidade abaixo e transformando-se, ao nível dos olhos, numa cruz. A partir do interior, também se pode olhar para os lados e contemplar a vegetação circundante, revelada entre as vigas de madeira dispostas verticalmente. Os vidros exteriores protegem o interior da luz solar, vento e chuva e gentilmente espelham as copas das árvores do lado de fora. Tudo soluções racionais e de construção rápida, permitindo uma montagem rápida e impacto local mínimo.

0 Reality Comments: