THE WAY YOU SEE IT!


Foi a partir de esboços improvisados de bicicletas que surgiu esta série de representações digitais, absurdas ao olhar, o projeto Velocipedia. As representações são o resultado de uma recolha de sete anos de duração, em que o designer Gianluca Gimini, se aproximou de família, amigos e estranhos com uma caneta e papel, e lhes pediu que desenhassem uma bicicleta, apenas de memória.



Os desenhos apresentam todos os tipos de detalhes errados, incluindo quadros de forma estranha, pneus bulbosos, guarda-lamas extraviados e um assento que se inclina desajeitadamente para longe do guiador. Gimini desenvolveu um processo que combina a pós-produção fotográfica e de pintura digital para transformar estas ilustrações imperceptíveis num conjunto de renderizações.

Muitos dos componentes das bicicletas ficcionais são levantadas a partir de fotografias, em seguida, manipulada digitalmente para assemelhar na perfeição os quadros aos esboços.



Velocipedia começou com uma conversa, num bar, entre Gimini e um amigo. Ele desafiou o amigo a desenhar uma bicicleta num guardanapo, mas a imagem resultante era a de uma moto que não era nem estruturalmente sólida, nem funcional. Este esboço tornou-se o primeiro de 376 projetos "falhados" recolhidas pelo designer. Gimini mais tarde soube que ele esta técnica era usada com um teste, utilizado por psicólogos cognitivos para medir o grau de precisão da memória de um paciente e para demonstrar a capacidade do cérebro de nos enganar a pensar que sabemos alguma coisa, mesmo que não o sabemos.




O projeto Velocipedia começou durante o recente boom de bicicletas, que tem visto o número de ciclistas, nas estradas de Londres, triplicar de 12.000 em 2000 para 36.000 em 2014. Outras grandes cidades relataram um crescimento semelhante. Como consequência deste boom, muitos projetos estão atualmente em desenvolvimento para fazer do ciclismo uma opção de transporte mais fácil e segura nas grandes cidades.

0 Reality Comments: