OUÇA AS SUAS PLANTAS!


A designer e investigadora inglesa Helene Steiner está a desenvolver um trabalho em que torna possível a comunicação digital com as plantas, projeto esse que utiliza a linguagem da própria natureza, os chamados sinais electro-químicos. Juntamente com a investigação da Microsoft, o "Projeto Florence" é uma visão especulativa para o futuro onde ambos os mundos natural e digitais poderiam co-existir em harmonia através de comunicações avançadas.



Combinando a pesquisa de linguagem natural, biologia, design e engenharia da computação, Steiner criou a primeira plataforma para comunicação entre planta e humanos através do poder da linguagem. É possível assim sintetizar grandes quantidades de informação (das plantas) através de sinais elétricos e químicos, através de fluxos de iões, numa plataforma pode desencadear uma resposta usando diferentes frequências de luz.



As respostas da planta podem ser medidas ao nível do tecido com eléctrodos ligados e uma placa de circuito modificada para sinais bioelétricos. Isso cria a oportunidade de ter uma conversa rudimentar com a planta.



Apesar de não entender completamente a informação linguística, influencia a saída resultante de maneiras incomuns e irregulares. Um passo para aquela que pode ser a alegria de todos aqueles que já falam com as plantas como forma de as manter felizes e saudáveis, e que, continuando a correr bem, podem ver nesta investigação, uma forma de interagir de forma ainda mais próxima das suas amigas plantas!

0 Reality Comments: