O QUE NASCE DE UM ARMAZÉM!


A Oficina do Castor, ou Beaver Workshop, é um espaço de trabalho inovador, adaptado para uma empresa de cinema e multimédia, projectada pelo estúdio de arquitectura MAT.



Localizado num parque empresarial para indústrias criativas, no distrito de Chaoyang, em Beijing, este projecto começou a partir de um armazém estruturado de um único piso, com três vãos. A pedido do cliente, era importante dobrar a área útil, adicionando um piso intermédio, de forma a cumprir os requisitos funcionais de animação, arte, roteiro, direcção, produção e logística.



O espaço útil foi expandido através da inserção de uma caixa com multi aberturas, que ocupa mais de metade do espaço, contendo um átrio e todos os quartos interiores: escritórios independentes, salas de reuniões, sala de ensaio e espaços logísticos. O espaço de fluxo para fora da estrutura é deixado para open-space. O cliente queria criar uma atmosfera de espaço flexível, interactivo e divertimento para inspirar a criatividade dos funcionários e promover a discussão de ideias entre os mesmos. Uma estratégia de dois andares é aplicada para organizar a grande sala de conferências e a sala de ensaio para que as pessoas de ambos os pisos possam ver as actividades no interior desses espaços.



O espaço de fluxo cria experiências únicas pela colaboração de cinco níveis diferentes e paredes com multi-aberturas. As áreas públicas são composições vitais nesta renovação de escritório inovadora, principalmente para os profissionais das indústrias criativas, que esperaram espaços públicos confortáveis e relaxantes neste tipo de projectos de escritórios. O átrio conecta o primeiro e o segundo andar verticalmente, com lâmpadas e vasos de plantas penduradas acima de uma longa mesa, a fim de servir de espaço para apresentações, conferências abertas, brainstorming e actividades de team-building. O canto do chá, em vez de ser fechado como num espaço de escritório tradicional, é ampliado num bar ilha, proporcionando um local de recreação e convívio, bem como um espaço para pequenas reuniões.

Um espaço verdadeiramente diferente e onde a criatividade está na ordem do dia!

0 Reality Comments: