O MONTE DO CÓRREGO


De um caminho distante nos subúrbios de Santiago do Cacém, uma amálgama de volumes sólidos brancos emerge dos sobreiros do árido Alentejo, em Portugal. Sob a luz do sol escaldante, estes blocos brilhantes mostram a mais recente ambição criativa do Atelier dos Remédios, o Monte do Córrego, um projeto de habitação independente encomendado por uma família com o sonho de experimentar a tranquilidade de um cenário pastoral.




A residência pode ser alcançada através de um portão minimalista que se abre a uma vasta extensão de terra. O Monte do Córrego vê a volumetria da sua fachada frontal diminuída para criar aberturas perceptíveis para o campo atrás do edifício, divulgando a beleza bucólica dos campos agrícolas. A entrada da frente também é secretamente colocada na terra.




A entrada neste edifício é um momento de surpresa, uma vez que a porta deslizante abre para revelar a grande extensão interior, a riqueza do piso de cimento de mármore, e os inúmeros pátios que estão escondidos dentro do telhado verde. Todas as áreas interiores são de uma simplicidade elegante, que se ilumina através de grandes janelas, fornecendo luz natural aos interiores durante todo o dia.




O jardim interior, um "poço" de magia e criatividade, um espaço onde a privacidade é privilegiada, e onde a arquitectura acontece. A família pode reunir-se num dos muitos espaços sociais, que faz ligação com os quartos e espaços independentes.




Mais um projecto de assinatura nacional, em solo nacional, com mentes e criativos nacionais a mostrarem que Portugal continua a ser um poço de surpresas, das quais somos tremendamente orgulhosos!

0 Reality Comments: