UMA NOVA VIDA PARA O 27E


Na base marítima de Amesterdão, localizada no coração da cidade holandesa, começou uma transição gradual, desde o início do ano passado, que pretende transformar uma zona predominantemente militar, num espaço mais público.



Um prédio foi escolhido, o 27E, como o primeiro a ser reaproveitado exclusivamente para uso civil. Aquele que era um antigo estabelecimento de ensino, foi desmontado e despojado da sua antiga estrutura pelo estúdio local de arquitectura SLA, sob a direção da agência imobiliária do governo central.




O 27E está situado à saída da água, nas imediações do museu marítimo e do centro da ciência nemo, um projecto de Renzo Piano. Originalmente construído em 1962, é uma parte de um conjunto de duas estruturas ligadas por uma única base. Os esforços do departamento de SLA incluem uma re-organização do layout, a introdução de vários serviços e infra-estruturas, e uma nova fachada. Devido a estas mudanças, cada nível tem 500m2 de espaço.




A fachada é composta por grandes vidros triplos de 3,5 x 3,5 metros dentro de baías profundas. Mais visíveis, são os elementos de madeira na face principal, feitos em madeira accoya, exigem um olhar mais atento para revelar as interpretações das bandeiras de todos os países da União Europeia.

Com este novo visual, não faltará certamente quem queira alugar o espaço e fazer parte desta reconstrução de imagem!

0 Reality Comments: