UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR


Estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, têm colaborado com o co-fundador da marca dinamarquesa Hay para produzir uma gama de mobiliário de escritório experimental especialmente para locais de trabalho de pequena escala.


A coleção de 12 peças, que foi criada em colaboração com Rolf Hay e o designer alemão Stefan Diez, foi apresentada numa instalação chamada "In Our Office". Por razões de economia de escala e por mera conveniência, indústria de móveis de escritório tem se concentrado em escritórios de grande escala enquanto os escritórios de pequena escala tem permanecido esquecidos e com ofertas escassas de soluções criativas, ainda que seja um habitat interessante.



As peças desta coleção são tão vastas e originais quanto possível, mesas de trabalho pensadas como beliches, uma cadeia de vasos de plantas destinadas a purificar o ar de escritório, entre tantas outras. A designer Fredrika Hansson centrou-se na necessidade de privacidade em pequenos escritórios, criando uma parede divisória com uma cama dobrável que permite que os trabalhadores façam uma sesta durante o dia. Perfeito para quem, independentemente de gostar de trabalhar em equipa, precise de uma pausa para si mesmo.





Evitar distracções de colegas é um tema comum entre os produtos, e os designers André Gunnarsson, Malin Yngvesson e Rae Bei-Han Kuo já contam com sistemas para incentivar a concentração. O seu sistema Desk Bunk, consiste em duas camas, um acima da outra, que, juntas, formam uma unidade. Ao dividir as mesas em vários níveis, Gunnarsson espera fornecer um espaço onde o zumbido do escritório desaparece, permitindo que os trabalhadores se concentrem para continuar com a tarefa em mãos.




Outros têm olhado para impacto da iluminação e elementos elétricos na área de trabalho, e vêm-se com soluções interativas, tais como os holofotes pessoais de Emilia Claesson, ou um sistema de fiação flexível por Bjorn Fjaestad e Jennifer Bengtsson, o Plug & Play. É um sistema de fiação modular que permite ao usuário criar redes de energia adaptáveis, colocando e conectando centros de acesso com cabos flexíveis. A energia das tomadas tende a determinar onde podemos sentar e trabalhar e pode resultar em situações de indesejáveis ou menos propicias, assim esse problema fica resolvido!


Outras peças da coleção incluem um organizador baseado em atividades mesa, um sistema de mobiliário modular pop-up, um Coffee Corner para reuniões improvisadas, e um tecido dobrável multi funcional que pode ser usado para criar uma área de estar ou como um amortecedor de ruído.

Agora, o seu local de trabalho pode ser muito mais divertido e funcional!

0 Reality Comments: