NO ESTÚDIO DE TADAO ANDO


O arquitecto autodidacta Tadao Ando montou o seu próprio estúdio em 1969. Desde então, completou mais de 200 edifícios e foi premiado com o prémio Pritzker em 1995. O estúdio do arquitecto em Osaka, foi originalmente concebido como uma residência, e discute os princípios fundamentais que caracterizam o trabalho do aclamado arquitecto, a capacidade da arquitectura de mover o coração das pessoas profundamente, ao mesmo tempo que tenta estabelecer espaços onde as pessoas se podem reunir e interagir uns com os outros.


 

Originalmente o edifício que abriga o seu estúdio era um projecto de uma casa para uma jovem família, que descobriram que estavam à espera de gémeos aquando da conclusão do projecto. O arquiteto percebeu que o espaço seria demasiado pequeno para as necessidades dos seus clientes, e em 1991 reconstruiu-o para acomodar sua própria equipa em expansão. O espaço dispõe de superfícies de betão lisas, marca registada de Ando, com aberturas cuidadosamente posicionadas que canalizam a luz natural.



A intenção era criar um espaço específico usando materiais comuns que se podem encontrar em qualquer lugar do mundo, como o cimento. Ao invés de fazer formas elaboradas, escolheu geometrias simples para desenhar peças delicadas, contudo dramáticas quando em conjunto com a luz e sombra no espaço.


Um espaço com uma estética e "olhos" distintivos no que toca é função da arquitectura num espaço pessoal,  sempre profundamente inspiradora e a motivar a criação.

0 Reality Comments: