BLOCO A BLOCO


Cada divisão desta casa no Porto, concebida pelo estúdio de arquitectura 236 Arquitectos, está contido dentro de uma caixa branca individual, que é empilhada de forma irregular da sua vizinha para formar um agrupamento distintivo.



Tendo sido construída num local susceptível de inundação, o estúdio portuense, liderado pelo arquiteto Sebastião Moreira, inovou com estas "caixas" como uma forma de criar áreas auto-suficientes, capazes de impedir danos causados ​​pela água.


 
Estes cubos são empilhados de forma aleatória, criando pequenas consolas e avanços que lançam sombras dramáticas através das fachadas brancas brilhantes da Casa MR. Cada um destes espaços foi tratado individualmente, de acordo com as suas características e necessidades, nomeadamente no que diz respeito à orientação, aberturas e proporções.



O lote de 1.500 metros quadrados, está localizado no Enxomil na periferia de Porto e está rodeado por jardins arborizados que oferecem um ambiente de transição entre ruralidade e urbanidade. Enquanto algumas fachadas são completamente livres de janelas, outras são em grande parte feitas de vidro. Estas grandes janelas do chão ao tecto estão definidas fora do centro, nas paredes dos blocos e orientadas de forma a apreciar a vista para o jardim.


A sala de estar, sala de jantar e cozinha estão situadas em blocos separados ao nível do solo, enquanto três quartos com casa de banho privativa ocupam blocos no primeiro andar. Uma construção em bloco, pensada de acordo com a área que a abriga, resultando numa obra arquitectónica inovadora!

0 Reality Comments: