A HOUSE IN LOVE WITH A CHERRY TREE


A madeira de cedro forra um exterior em tons de ouro da casa que hoje lhe apresentamos. Esta pequena habitação em Tokyo, projectada pelo estúdio local Atelier Kukka teve com base de construção a cerejeira japonesa que habita na sua frente.



Os 67 metros quadrados da "House U", servem de espaço de habitação a um casal nos seus 40 anos. O seu único pedido ao fundador do atelier, Maki Okubo, foi que se tratasse de um edifício simples, mas impressionante, para o seu futuro, e especialmente que as vistas se enquadrassem na belíssima cerejeira, para que a pudessem ver florescer.



Em resposta, os arquitectos projectaram uma casa revestida com cedro vermelho japonês, criando um exterior em tons quentes, que contrasta com a vizinhança. Não sendo um comum espaço rectangular, a fachada afunila num dos cantos, e uma secção da parede é perfurada por uma janela com moldura de caixa que projeta para o exterior, enquanto uma outra tem uma janela menor dentro de um recesso angular. Estas duas aberturas permitem aos moradores observarem a árvore em flor, sem comprometer a sua privacidade.


No interior, a casa é composta por dois pisos em plano aberto. Estes incluem níveis de divisão, alterando para tal as alturas do tecto e um espaço central de dupla altura, todos eles projectados para tornar que o espaço interior se torna-se mais aberto e espaçoso. No centro do edifício, uma parede pintada num tom forte de azul estende-se em toda a altura até tocar no telhado inclinado. Um espaço de estar e jantar ocupa a maior parte do piso térreo, com uma mesa de jantar posicionada no espaço de altura dupla ao lado da parede azul.


No primeiro andar existe uma sala de estilo japonês, que serve como um quarto e um espaço que funciona como um estúdio em casa. Há também uma casa de banho e uma pequena varanda com terraço. As áreas de armazenamento são encaixadas por baixo dos andares, permitindo que as áreas de estar sejam tão livres quanto possível de desorganização.

No Japão, as cerejeiras costumam florescer entre fevereiro e maio, e são uma atração popular para os residentes japoneses e turistas estrangeiros. Esperemos que sejam, com esta vista, moradores felizes!

0 Reality Comments: