A CASA QUE SURGE DO SOLO



Erguendo-se a partir da paisagem, esta casa semi-subterrânea projectada pelo estúdio de arquitectura OYO Architects, de Ghent, apresenta uma organização espacial particular e uma estética de influência escandinava. Distintiva para os seus vizinhos, o exterior da "BOPI house" é definido pela continuação do solo, criando um elevado e contínuo telhado verde.



Um volume marca o acesso único para a casa familiar e o outro serve como entrada de luz natural para a sala de jantar. Sob o telhado inclinado reside o interior definidos por diferentes níveis e camadas, organizado numa ordem inversa. A sala de estar e áreas comuns estão posicionadas acima dos quartos. Esta estratégia "reversa" não só explora uma relação cruzada entre os espaços e iluminação natural em toda a habitação, como promove o arrefecimento natural no verão dos quartos.











Desde os primórdios da fase de projeto para a construção da casa, o principal objetivo da OYO era a sustentabilidade, técnicas de baixo consumo de energia e a utilização de materiais locais. Esta habitação esconde painéis solares orientados para captar a luz solar virada para sul, contribuindo para a ambição sustentável dos clientes. Além disso, no exterior, uma membrana de cobertura de borracha foi enrolada em torno da casa para proteger o interior das condições meteorológicas. Uma vez que a casa continua perfeitamente para o nível do solo, a fachada e o telhado enquadra-se com as mudanças de estação, assumindo as suas cores.





A circulação de luz é clara e direta, entra a partir do lado para os quartos, com os vidros posicionados sobre o mesmo nível que o terreno. Além disso, o terraço privado é uma plataforma de madeira contínua que liga as salas de estar e cozinha com os espaços exteriores. A janela está inclinada em relação às condições de luz, mas também no que diz respeito à privacidade dos habitantes.

O uso de madeira e materiais quentes culminou num ambiente interior escandinavo. O equilíbrio de superfícies brancas e materiais leves são elementos que definem os interiores, criando espaços de harmonia familiar.

0 Reality Comments: