MODALISBOA KISS EM DIRETO | DIA 3

12h30



Acabámos de chegar ao Pátio da Galé onde já se sente o burburinho do último dia. Neste 3º dia de ModaLisboa Kiss em direto do And This is Reality vamos poder assistir à apresentação das coleções de Kolovrat, Awaytomars, Saymyname, Nadir Tati, Piotr Drzal, Filipe Faísca, Dino Alves e Luís Carvalho.

Por enquanto, vamos espreitar o Wonder Room que nesta edição está super apelativo e cheio de criatividade.

Voltamos pelas 15h00 com as novidades de Outono/inverno de 2016/17 de Kolovrat! Volte connosco!

15h00



Este 3º dia do maior evento de Moda Nacional começa de forma original e super descontraída. Para entrar no desfile de Kolovrat tínhamos de estar calçados com sneakers pois o mesmo localizou-se no ginásio do Museu da Marinha. 

Começou com um pequeno jogo de basketball em que os jogadores já vinham vestidos com peças da coleção Outono/Inverno de 2016/17. Nas peças que se seguiram, denota-se uma certa polaridade como o dia e noite, preto e cor, calma e movimento. 

As texturas são complexas, criadas de forma manual, e misturadas com lã e burel. A aplicação da técnica de macramé permitiu a construção de texturas que apelem ao tato, introduzindo um elemento surpresa na coleção que, de certa forma, potencia o efeito movimento em toda a peça.

Os materiais usados correspondem, fundamentalmente, a seda e a misturas de lã-caxemira. Predominantemente preta, a coleção é complementada com tonalidades vibrantes de amarelo, azul e apontamentos de tons terra.


Uma coleção super confortável e acima de tudo bem usável! De seguida vamos para a sala BPI onde os Awaytomars já preparam o seu desfile. Venha connosco!

16h10



O desfile da dupla Awaytomars trouxe-nos a razão de existência da ModaLisboa Kiss, com um beijo dado por um casal de manequins em plena passerelle! Uma coleção profundamente emotiva, pois é resultado da junção das mãos criativas no desenvolvimento de uma peça única. 

Os cortes, as cores contrastantes, inspirados em elementos orgânicos, como a pedra e o metal, as sobreposições, a construção e as próprias costuras, são o resultado da interação de diferentes visões e estímulos. 

Uma coleção jovem e rebelde, onde eles e elas se unem pelo amor à Moda! Vamos regressar ao Pátio da Galé para assistirmos à apresentação da coleção de Saymyname. Fique por aí que voltamos de seguida com mais novidades desta Edição de ModaLisboa Kiss em direto para os nossos queridos leitores...

16h45



Na coleção apresentada por Saymyname, algumas ideias da coleção de verão 2016 são revisitadas e aplicadas, como os godés que saem de pregas, criando volumes simétricos desta vez usados também nos casacos e sweats.

Existem peças mais simples, como o vestido camiseiro ou o vestido tubular. As calças paper-bag entram em forte contraste com as calças pata de elefante, os casacos manga raglan oversize com os casacos compridos de manga blazer e as blusas justas com bainha de godé a contrastar com as sweats assimétricas. 

A paleta de cores é uma verdade quase absoluta com o preto, cinza antracite, branco, vermelho, azul céu e prata a pintar as peças. Segue-se o desfile de Nadir Tati que nos traz a "voz de Angola"! Voltamos já!


17h55



A voz de Angola é o tema da coleção Outono/Inverno 2016/17 de Nadir Tati, presente pela terceira vez na ModaLisboa. Delicada e refinada, esta coleção foi inspirada na situação atual da mulher Angolana no mundo. 

Durante todo o desfile tivemos o prazer de ouvir um saxofonista ao vivo que se juntava à música da passerelle transportando para os presentes toda uma história africana!

São características da coleção os drapeados, bordados, transparências, rendas e tecidos que dão corpo a cada uma das peças como se de obras de arte se tratassem. De seguida o estilista polaco Piotr Drzal encerra a sala BPI com as tendências para a próxima estação. Voltamos de seguida...

18h55




A coleção de Piotr Drzal continua a ser fiel à grande tendência da simplicidade e do espaço urbano, mas em vez do lado desportivo, assistimos a um clássico reinventado. 

A silhueta puramente masculina é de tal forma elegante que o corpo do homem surge como se fosse esculpido. Os tons são escuros, preto, cinza, antracite, com apontamentos brilhantes e acetinados, proporcionando vida às peças da coleção.

A noite já caiu em Lisboa e com ela aproxima-mo-nos do fim do 3º e último dia de ModaLisboa Kiss em direto do And This is Reality. Seguem-se na passerelle do Pátio da Galé 3 dos mais aguardados Criadores de Moda Nacionais: Filipe Faísca, Dino Alves e Luís Carvalho.

Vamos "beijar" as próximas coleções. Até já!

19h45



Num universo New Age as mulheres vestem branco, vestem preto, vestem cor. Sem receios. Nutrem-se das implosões emocionais que são provocadas por beijos surpresa e encontros súbitos.

É aqui, nesta coleção de Filipe Faísca e nesta estação, que habita esta mulher: multifacetada, determinada, que por vezes também é homem, sem censura e sem idade.

Sublime e fantástica, a coleção de Filipe Faísca volta a causar furor na passerelle, não fosse a convidada especial Manuela Moura Guedes, a prova viva desta "Mulher" Faísca! Seguimos para Dino Alves antes de encerrarmos mais uma grande edição de ModaLisboa Kiss!

20h30


Dino Alves apostou na "ironia" enquanto grande tendência para a próxima estação fria! Numa altura de crise, sobretudo económica, ter como fonte de inspiração um universo faustoso, onde a riqueza, o luxo e a ostentação são condições de vida de uma classe alta, com património familiar e linhagem nobre, regidos por valores tradicionais, ainda que muitas vezes denunciem alguma hipocrisia.

Nas peças, temos como detalhes as bainhas recortadas com formas de elementos decorativos barrocos retirados dos interiores de palácios, mobiliário e outras peças decorativas.  

Detalhes decorativos em pontos manuais macro feitos com fitas de tecidos e furos nas peças e motivos bordados com a mesma técnica. Folhos e franzidos a criar volumes em várias partes das peças, laços faustosos, golas de renda e outros detalhes inspirados no guarda roupa da realeza mas trazidos para a atualidade.

Os tons continuam a ser os que já temos observado, mas com um toque de luxo: preto, branco, vários tons de cinza, verde, rosa quartzo, azul água, bordeaux, cor de vinho, laranja, azul claro, amarelo, dourado, camel, índigo, estampados florais barrocos e brocados.

Para além das peças, este foi um desfile que volta a surpreender pelos seus convidados especiais: Maria Rueff e Joaquim Monchique! Não fosse a "ironia" o tema da coleção!

Seguimos para o último desfile da noite, que já conta com um grande atraso, mas com muita expectativa! Luís Carvalho aguarda-nos na passerelle e nós vamos já para lá!

21h30


Com inspiração nas paisagens nórdicas mais gélidas, surge a coleção de outono/inverno de 2016/17 daquele que já é um dos mais aguardados Criadores de Moda Nacional, Luís Carvalho.

Nas peças apresentadas, as formas do gelo e os cristais sugerem linhas mais retas e volumosas para a silhueta, enquanto que a tranquilidade e o silêncio destes locais vão originar formas mais leves e fluídas.

Há um grande contraste entre peças mais práticas com peças mais clássicas, para que a mulher da próxima estação fria possa escolher o "ambiente" com que se vai vestir.

Da pureza destas paisagens nasce igualmente a paleta de cores, em tons de branco, rosa pálido e cinzentos, enquanto os cristais de gelo inspiram o beringela e o preto.

É neste ambiente inspirador que encerramos mais uma grande edição de ModaLisboa Kiss, onde não faltou emoção, mas sobretudo muita criatividade e excelência oriunda das mãos dos nossos Criadores de Moda!

O And This is Reality agradece a todos os que nos acompanharam desse lado, sempre na expectativa de mais novidades, pois esta é a nossa razão de existir aqui, nestes diretos! Até breve!

0 Reality Comments: