UM REFÚGIO DE LUXO NO GERÊS


Esta casa horizontalmente planeada tem assinatura do estúdio bracarense Carvalho Araújo.


Localizada dentro do único parque nacional de Portugal, numa encosta íngreme no vale da Caniçada, a casa Gerês substitui uma estrutura anterior que foi demolido devido ao risco de deslizamento de terras.



A nova construção tira proveito da sua configuração de encosta, com acesso fornecido a partir do nível superior. A partir daqui, aos habitantes são oferecidas vistas deslumbrantes sobre a paisagem pitoresca, caracterizada pela rota sinuosa de um fluxo de passagem, que culmina numa pequena piscina rodeada por uma área de decks.



A residência aparece como dois blocos: um volume elevado de madeira sentado em cima de uma base de cimento.  Ao invés de projetar um edifício convencional, os arquitetos procuraram espaços funcionais e polivalentes, de grandes dimensões, permitindo aos ocupantes combinar programas relacionados com tanto prazer como com trabalho.


A principal área social da casa é uma sala de estar posicionada centralmente que se estende para o exterior através de um amplo terraço.  A cozinha e áreas de serviço estão dispostas no mesmo andar, tal como a sala de estar, com espaços mais íntimos encontrados no andar superior.


Precisa de mais motivos para se apaixonar por esta obra situada bem no coração do nosso Gerês?

0 Reality Comments: