NOVA ESTAÇÃO DE COMBÓIOS DE TAIWAN


Com o regresso ao trabalho muitos foram os que viajaram longas distâncias desde a sua terra natal até à cidade onde vivem atualmente ... e muitos fizeram-no de  ombóio. É exatamente por isto que nos lembrámos de trazer nesta segundo artigo de arquitetura de 2016 uma estação de combóios: a Nova Estação de Combóios Rápidos de Tianzhong.



Localizada na província de Changhua (em Taiwan), esta novíssima obra de arquitetura da autoria do arquiteto Kris Yao, na dicotomia entre exterior e interior o seu principal atributo.



Se no exterior a forma é simples e a imagem muito minimal e leve (graças ao uso maioritário do vidro e do metal) no seu interior as colunas de betão em forma de palmeira estilizada, a sua enorme e muito plana cobertura e as imensas superfícies de betão das paredes e pavimento (este coberto a granito polido), tornam as sensações de peso, imponência e materialidade afirmativa, ideias fundamentais para a interpretação desta obra.



É uma nova estação de combóios, que neste segundo artigo de notícias de arquitetura, do And This is Reality, traz para a ribalta uma nova questão bastante pertinente: porque é que a arquitetura contemporânea não deve potenciar o seu lado pesado, impositivo e tectónico? Interessante ...


0 Reality Comments: