ESTRUTURALMENTE TORCIDO


Desenhado pelo estúdio de arquitectos Daniel Valle, em Madrid,  e localizado na Coreia do Sul, está a nova sede da editora Kyomunsa.



É um edifício híbrido que combina armazenamento com espaços de trabalho. O projecto aproveita a oportunidade para propor um espaço comum capaz de absorver ambos as áreas. Consequentemente, o edifício é pensado como uma sequência de secções construídas ao longo de uma longa estrutura de oitenta metros.


A primeira secção rectangular, um andar, de seis por onze metros, ideal para armazenar livros. A última, no terceiro piso com telhado inclinado, assemelha-se a espaço de estar. A sequência de seções ao longo do projecto transforma-se sem problemas entre o primeiro e o último piso.


O segundo passo foi a colocar a nova estrutura no local. Como o local tem total de quarenta e cinco metros quadrados, que equivale a metade o tamanho do edifício projectado em comprimento, a estrutura tinha de se torcer, a fim de se encaixar numa transformação de rectângulo numa forma em V.


Esta operação permitiu a possibilidade de relacionar espaços interiores e exteriores de forma inusitada mas muito funcional. Porque por vezes as soluções estão apenas numa questão de como as colocamos no espaço!

0 Reality Comments: