MINI-FÉRIAS A EXPERIMENTAR NO PORTO - ONDE IR E A EXPERIMENTA 2015


O pretexto desta nossa sugestão de roteira para o próximo fim-de-semana grande é a Experimenta Design e a sua primeira edição na Cidade Invicta. Com o 8 de Dezembro a uma terça-feira e tanto para fazer na capital do Norte, pois não admira que a sugestão fosse esta.

Se ontem falámos do Hotel que escolhemos - o Mercure de Gaia (mesmo à beira do Rio Douro, em plena zona da Ponte da Arrábida) e dos restaurantes que recomendamos (e que experimentámos), hoje vamo-nos dedicar a o que fazer ... e aqui está uma escolha difícil!



Começamos por novamente referir-nos ao Hotel Mercure de Gaia. Não só tem acessos muito fáceis, como também fica localizad a poucos minutos do centro do Porto. À primeira vista, ficar em Gaia pode não parecer boa ideia ... mas é, pois tem-se preços bastante mais económicos, a qualidade (no caso do Mercure de Gaia, está garantido por nós) não sofre, e é mais rápido e fácil de chegar ao centro do Porto através da Pote da Arrábida, que muitas vezes de alguns hotéis na própria da cidade.

Outro dos pontos fortes deste hotel (e quem acompanha o nosso Instagram já o sabe) é o pequeno almoço e a simpatia dos empregados do restaurante. São atenciosos, disponíveis, sem grandes cerimónias (o que às vezes nos hotéis cria uma certa distância desagradável), mas com um nível de serviço irrepreensível.


Mas depois de sair do hotel há muito para fazer e visitar. Comecemos pelo nosso pretexto de ida ao Porto: as exposições da Experimenta Design. Situadas em plena Avenida dos Aliados (no edifício dos correios ao lado da Câmara Municipal) e no muito contemporâneo centro cultural que se situa por baixo da Câmara Municipal de Matosinhos (um edifício que vale a pena ver com atenção ou não fora uma das obras maiores grande senhor da arquitetura nacional e da "Escola do Porto" ... de seu nome Alcino Soutinho), ambas são dignas de uma visita.

Comecemos pela que se situa em plena Avenida dos Aliados. No topo de um dos edifícios mais altos desta emblemática artéria da cidade está um dos mais bem guardados segredos: uma sala com uma das vistas mais incríveis de toda a cidade. Pois é neste ambiente bastante atraente e muito bem conseguido que está a primeira parte da exposição central do tema "As Far as The Mind Can See" (a segunda está em Lisboa) e apresenta um conjunto de instalações de obra gráfica, ciradas para explicitar, ilustrar ou complementar o tema central desta bienal. Existem instalações interessantes ... obras curiosas ... e um espaço formidável ... por isso é de passagem obrigatória!


A outra exposição para continuarmos a "Experimentar" é mais clássica: a Desejo, Tensão, Transição - Percursos do Design Português.

Com um património temático tão diverso quanto este, esta exposição leva-nos num passeio temporal e estilístico a algumas das referências mais importantes e com várias das peças mais significativas do Design Português. Seja em mobiliário, seja em gráfico, seja em objetos e acessórios, esta exposição consegue dar ao visitate uma visão bastante boa e completa da diversidade, qualidade e temporalidade que o Design tem tido em Portugal. É uma das melhores exposições de design Português que temos visto nos últimos anos!


Mas se estamos a falar de exposições, há outro local que não se pode perder, nesta ida ao Porto: a Fundação Serralves. A excelência desta fundação de arte contemporânea é inquestionável, mas neste momento é absolutamente um must go a nível nacional. As duas exposições que tem neste momento são aquilo que se chama "Um Luxo": a "Como (…) coisas que não existem – uma exposição a partir da 31ª Bienal de São Paulo"; e a "Helena Almeida: A Minha Obra é o Meu Corpo, O Meu Corpo é a Minha Obra".

Bem expostas, com uma qualidade artística sublime, num edifício único, estas exposições são verdadeiros destinos de romaria cultural, quer para os Portuenses, quer para os de fora (nacionais ou estrangeiros) que sejam amantes da arte contemporânea. Se num caso (na exposição monográfica de Helena Almeida) se consegue ter uma perspectiva global sobre a obra de um dos nomes mais coerentes e particulares e consagrados da arte contemporânea portuguesa, no outro (a da Bienal de Arte de São Paulo) a dimensão das obras, a sua instalação nos espaços, a diversidade das mesmas traçam um quadro muito completo, diverso e preciso da arte contemporânea sul americana. Ambas são absolutamente a não perder!


Mas há muito mais para "experimentar" no Porto ... desde as iluminações de Natal (que já estão ligadas e que fazem de toda a baixa um local verdadeiramente mágico), até às milhentas lojas novas que abriram nos últimos tempos e que nos tentam a cada passo com possíveis compras de natal absolutamente incríveis, muitos são os motivos para que os passeios pela baixa e pela ribeira sejam monetos únicos e inesquecíveis. Deixamos aqui uma sugestão (que nem os nossos amigos do Porto ainda conheciam, mas que nós descobrimos, visitámos e ... como gostámos ... recomendamos): o Armazém. Situado mesmo em frente ao majestoso edifício da Alfândega está um antigo armazém portuário, que se encontra reconvertido num espaço onde marcas de roupa mais desconhecidas e antiquários e velharias convivem, criando uma verdadeira gruta de Ali Baba para os amantes dos objetos de outras épocas.

Experimentem ir "Experimentar" no Porto neste próximo fim-de-semana grande ... e vão ver que vai sair em conta (com estas nossas sujestões) e vão ficar surpreendidos e muito divertidos!

0 Reality Comments: