MENOS É MAIS NOS AÇORES


É um projeto nacional, e por isso, um orgulho para nós divulgar. Dos conceituados Menos é Mais Arquitectos, localizado na ilha dos Açores, este centro de artes contemporâneas é um ponto de união entre vários edifícios, mantendo sempre o carácter industrial dos mesmos, mostrando as variações tipológicas - novos edifícios são colocados ao lado dos já existentes, de forma serena - sublinhando a memória arquitetônica de um determinado período e uma adição.


Um diálogo notório é mantido entre o edifício já existente, uma antiga fábrica de álcool e tabaco, e as novas instalações, um edifício que contempla galerias de arte, um espaço para performances e laboratórios.


Os aspectos do desempenho sustentável dos edifícios foram abordados através de sua materialidade (estruturas, infraestruturas) e a absorção do conhecimento artesanal existente enriquecido pela forma atemporal do edifício. As medidas sustentáveis adotadas são sistemas passivos que buscam proporcionar conforto para os usuários: a densidade das paredes de cimento oferecem inércia e eficiência energética; a água da chuva é reaproveitada.


Se motivos não nos faltavam já para visitar a nossa adorada ilha, mais um pode ser só mesmo o empurrão que faltava para marcar já a viagem!

2 Reality Comments:

Olá O Anfitrião de Lisboa, este centro de artes é na Ilha de São Miguel. Obrigado pelo seu interesse.