BAFTA 2015 - OS VENCEDORES


Tal como ontem prometemos, hoje vamos dedicar-nos aos vencedores dos BAFTA 2015. Nesta cerimónica maior da academia britânica de cinema, as surpresas não são muito expectáveis ... e assim foi este ano também.

Abaixo vamos rever todas as categorias e alguns comentários sobre cada uma delas. Fica aqui a lista dos vencedores dos prémios BAFTA 2015:


Melhor Filme: Boyhood – Momentos de Uma Vida, embora houvessem rumores que Birdman fosse ganhar, acabou por ser o Boyhood a ser o vencedor pela peça de cenografia que é, e também pelo tempo que demorou a ser filmado, 12 anos.

Melhor Filme Britânico: Theory of Everything - A Teoria de Tudo, era o vencedor esperado embora tivesse grandes títulos também nomeados como, Under the Skin e The Imitation Game.

Melhor Realizador: Richard Linklater, Boyhood – Momentos de Uma Vida, tal como era esperado Richard Linklater leva o galardão para casa, devido à sua obra prima.

Melhor Ator: Eddie Redmayne, Theory of Everything - A Teoria de Tudo, com grandes nomes como Benedict Cumberbatch e Michael Keaton, Eddie Redmayne na concorrência direta, o jovem ator acabou com as dúvidas com a sua performance de excelência em The Theory of Everything, a transformação física e precisa fê-lo brilhar no seu papel.


Melhor Atriz: Julianne Moore, Still Alice - O Meu Nome é Alice, este ano a categoria de Melhor Actriz esteve repleta de nomeadas cujas representações foram fantásticas cada uma no seu filme, mas no final, foi uma representação minuciosamente detalhada e rigorosamente disciplinada que garantiu o prémio à magistral Julianne Moore.

Melhor Ator Secundário: J.K. Simmons, Whiplash – Nos Limites, já era esperado JK Simmons ganhar esta categoria, dando vida a um professor de música, Simmons liberta um tsunami de carisma, garantido-lhe o galardão da categoria.

Melhor Atriz Secundária: Patricia Arquette, Boyhood – Momentos de Uma Vida, foi o papel de uma personagem muito bem conseguida, multi-facetada e com emoções à flor da pele, e a representação absolutamente fantástica de Arquette que lhe garantiram o merecido prémio de Melhor Actriz Secundária, com menção honrosa também para a nomeada Emma Stone em Birdman.

Melhor Documentário: Citizenfour, de Laura Poitras, graças à grande controvérsia à volta da NSA e Edward Snowden e ao compromisso de Poitras, Citizenfour foi o vencedor da categoria.


Melhor Filme de Animação: The Lego Movie - O Filme Lego, com grande competição vinda de Big Hero 6, foi o The Lego Movie que acabou por levar o BAFTA, graças à nostalgia e à inovação do filme.

Melhor Argumento Original: Wes Anderson, The Grand Budapest Hotel - O Grande Hotel Budapeste, com grandes nomes na categoria como Birdman e Nightcrawler, foi o brilhante argumento escrito por Wes Anderson que levou o prémio nesta categoria.

Melhor Argumento Adaptado: Anthony McCarten, Theory of Everything - A Teoria de Tudo, com grandes histórias como as contadas em Gone Girl e The Imitation Game, foi The Theory of Everything o vencedor graças à icónica história de vida do grande físico Stephen Hawking.

Melhor Filme Estrangeiro: Ida, de Pawel Pawlikowski, as grandes representações e o argumento garantiram a Pawlikowski a vitória na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Melhor Banda Sonora Original: Alexandre Desplat, The Grand Budapest Hotel - O Grande Hotel Budapeste, com grandes concorrentes na categoria como Interstellar, The Theory of Everything e o absolutamente arrepiante Under the Skin, foi Alexandre Desplat que acabou por levar a máscara dourada para casa.

Melhor Fotografia: Birdman – A Inesperada Virtude da Ignorância, também nesta categoria a vitória foi difícl, pois contava com grandes concorrentes como Interstellar e The Grand Budapest Hotel mas afinal foi Emmanuel Lubezki pelo seu trabalho em Birdman que acabou por levar o galardoado para casa.

Melhores Efeitos Especiais: Interstellar, aqui, para quem viu o filme, foi uma vitória indiscutível, pois foram os efeitos especiais que geraram as imagens fenomenais que marcam Interstellar.

BAFTA de Carreira: Mike Leigh, argumentista, director de filme e teatro, e actor em algumas ocasiões, foi a sua grande carreira com várias nomeações para Oscares, BAFTA's e algumas vitórias que lhe deram, merecidamente, na nossa opinião, o prémio de BAFTA de Carreira em 2015.

0 Reality Comments: